Limpeza de pele deve ser sempre orientada por especialista

Por

Limpeza de pele deve ser orientada por especialista Aparentemente simples, o processo requer cuidados especiais,
adequados a cada tipo de pele

Marinella Souza
*Colabora??o
Madalena Fernandes
Revis?o
21/10/2008

N?o s?o raros os casos de pessoas que fizeram uma limpeza de pele do rosto e ao inv?s de melhorarem, acabam piorando, tendo manchas vermelhas, ard?ncia ou coceira como resultado. Segundo a m?dica especialista em medicina est?tica, Adriana Ritti (foto abaixo, ? esquerda), isso acontece porque pessoas sem preparo se arriscam a fazer esse procedimento.

"A simplicidade do processo leva as pessoas a se arvorarem a fazer e ? a? que acontecem os problemas", diz. Para a m?dica, o primeiro passo para se fazer uma limpeza de pele adequada ? procurar cl?nicas especializadas, com profissionais preparados e treinados para esse tipo de tratamento.

Antes de se fazer a limpeza, ? necess?ria uma avalia??o pr?via da condi??o da pele da pessoa, porque nem sempre existe indica??o. Adriana explica que a pele ? um ?rg?o muito complexo e caso esteja com les?es, como alergias ou acne externas, a limpeza n?o pode ser realizada.

A m?dica especialista em medicina est?tica, Maria Augusta Torres (foto abaixo, ? direita), alerta que, antes da limpeza propriamente dita, ? preciso fazer um tratamento cl?nico e domiciliar no caso de a pele estar com muitos cravos ou espinhas. "Em alguns casos, ? preciso o uso de produtos espec?ficos para que a limpeza de pele seja mais eficaz. Se voc? fizer a limpeza em uma pele muito lesionada, a dor vai ser muito grande e o resultado n?o vai ser o melhor."

Outro detalhe para o qual Adriana chama a aten??o ? quanto ? associa??o de produtos durante a limpeza de pele. Segundo ela, isso pode gerar processos al?rgicos s?rios, que deixam manchas no rosto.

Por que limpar a pele?

A limpeza de pele deve ser feita porque a pele se renova a cada 28 dias e a camada de c?lulas mortas permanece dando aspecto de uma pele mais grossa, oleosa e desidratada. Os objetivos desse tratamento s?o a elmina??o de impurezas, desobstru??o dos poros, retirada de c?lulas mortas e o n?o-surgimento de cravos e espinhas. Para isso, o especialista usa sabonete, vapor, produtos cicatrizantes, anti-s?pticos, m?scaras calmantes e protetor solar para finalizar.

Em cada tipo de pele s?o usados produtos pr?prios e ? comum o aparecimento de pequenas manchas vermelhas durante dois ou tr?s dias ap?s o procedimento. Espinhas tamb?m s?o normais, porque a limpeza mexe com as gl?ndulas. A periodicidade do tratamento depende do tipo de pele do indiv?duo.

Peles oleosas necessitam de uma limpeza mensal, enquanto as normais, secas e mistas, podem esperar tr?s meses para uma pr?xima sess?o. Feita a limpeza na cl?nica especializada, ? preciso que a pessoa fa?a a manuten??o do tratamento em casa. Isso envolve cuidados espec?ficos para cada tipo de pele.

As oleosas, por exemplo, devem ser lavadas duas vezes ao dia com sabonetes neutros e jamais devem ser expostas a cremes. Todos os produtos para esse tipo de pele, inclusive os filtros solares, devem ser ? base de gel.

Para as peles secas e normais, est? vetado o uso de sabonete porque eles retiram a oleosidade, mas as subst?ncias cremosas est?o liberadas, desde que sob orienta??o m?dica. Para as peles mistas, nem creme, nem gel; existe um produto chamado gel-creme que ? o mais indicado para esse tipo de pele.

Segundo Adriana e Maria Augusta, esses procedimentos s?o fundamentais porque evitam o surgimento de cravos e espinhas e mant?m a hidrata??o da pele. Adriana alerta para o risco de se usar produtos encontrados em farm?cia ou comprados de revendedoras, mesmo as de marcas consagradas. Sem a devida orienta??o, eles podem causar alergias ou mesmo manchas na pele.

Para Adriana, as pessoas deveriam incluir a limpeza de pele em sua rotina, assim como escovar os dentes ou tomar banho, mas ressalta que, caso a pessoa n?o fa?a, os efeitos s?o eminentemente est?ticos. "Para ser saud?vel, a pele n?o pode ser nem muito oleosa, nem muito seca, deve estar equilibrada", orienta.

Maria Augusta ensina que n?o h? idade espec?fica para come?ar a fazer esse tipo de tratamento e tamb?m n?o h? limite cronol?gico para o mesmo. "Normalmente, as preocupa?es com a pele surgem na puberdade, quando h? uma enxurrada de horm?nios que provocam as espinhas. E a pele mais velha fica mais bonita quando passa por uma limpeza", garante.

Profiss?o e limpeza de pele

Maria Augusta destaca que o tipo de trabalho que a pessoa exerce influencia na periodicidade da limpeza de pele, "porque influi na oleosidade da pele. Pessoas que trabalham em ambientes quentes, por exemplo, aumentam a oleosidade e aquelas expostas ao ar condicionado t?m a pele mais seca".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF