Acne
Doen?a, que atinge 80% dos adolescentes, tem cura
se tratada com acompanhamento m?dico logo no in?cio

Djenane Pimentel
Rep?rter
29/03/05

A m?dica Adriana Ritti explica como se forma a acne e o que fazer para melhorar a doen?a. Clique aqui!!!

Ou?a!

? muito comum a gente ter uma festa super chique pra ir no s?bado e, na sexta, despontar aquela espinha imensa no rosto, bem amarelona. Quem j? n?o passou por isso? Pois ?... ? a adolesc?ncia a todo vapor. Da?, voc? pensa: ou eu me mascaro de maquiagem ou vou futricar nela, at? ela sair... super errado! Nenhuma das duas alternativas ir?o melhorar o seu rosto. Mas, ent?o, o que fazer?

Leia com aten??o toda a mat?ria e saiba mais sobre essa doen?a (sim!) e o que fazer para acabar com essa "vergonha na cara"!

O que ??
A acne ? uma doen?a de predisposi??o gen?tica, que acomete as gl?ndulas seb?ceas e os fol?culos pilosos. As les?es (cravos e espinhas) costumam surgir na puberdade, ?poca em que os horm?nios sexuais come?am a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens, de ambos os sexos.

Apesar de mais comum, a doen?a n?o atinge apenas adolescentes. Ela pode persistir na idade adulta e, at? mesmo, surgir nesta fase, devido a dist?rbios hormonais (quadro mais freq?ente em mulheres).

Como a acne se forma

As gl?ndulas seb?ceas do nosso corpo est?o associadas ao p?lo e produzem uma secre??o - o sebo - que sai pela pele atrav?s de um canal. As les?es da acne s?o decorrentes da obstru??o dos fol?culos pilosseb?ceos, em decorr?ncia do aumento da produ??o do sebo, dando origem aos comed?es abertos (cravos pretos) e fechados (espinhas).

Cravo: ? o aumento de sebo, associado ?s c?lulas mortas que fecham a sa?da do poro, formando um tamp?o. A cor do cravo se deve ao contato do tamp?o com o ar, n?o ? uma sujeira.

Espinha: existe uma bact?ria dentro da gl?ndula que, em contato com o sebo, irrita o local, levando a uma inflama??o, que deixa a pele avermelhada, inchada e com pus.

Manifesta?es
Segundo a m?dica especializada em Medicina Est?tica, Adriana Ritti (foto ao lado), a doen?a se manifesta principalmente na face, ombros, t?rax e dorso, ?reas do corpo ricas em gl?ndulas seb?ceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes, de pequena e m?dia intensidade.

Em alguns casos, por?m, o quadro pode tornar-se mais intenso, como a acne conglobata (les?es grandes, inflamat?rias, que se intercomunicam por sob a pele) e a acne queloideana (deixa cicatrizes queloideanas ap?s o desaparecimento da inflama??o).

Tipos de Acne

  • Grau I
    Acne leve, que apresenta apenas cravos.

  • Grau II
    Acne moderada. Apresenta cravos e espinhas inflamadas e com pus.

  • Grau III
    Acne mais avan?cada. Apresenta cravos, espinhas maiores, mais profundas, dolorosas, inflamadas e com pus. Pode apresentar tamb?m n?dulos.

  • Grau IV
    Tamb?m chamada de acne conglobata, ? um tipo de acne mais grave. Apresenta cravos e espinhas maiores, mais profundas e dolorosas. Muito inflamadas, elas se unem umas ?s outras, formando abcessos. Acomete mais os homens.

Tratamento
Segundo Adriana Ritti, o tratamento da acne deve ser iniciado logo no come?o, para evitar cicatrizes e altera?es emocionais, devido ? importante altera??o na auto-estima de jovens acometidos pela doen?a.

O tratamento pode ser feito com medica?es de uso t?pico, visando a desobstru??o dos fol?culos e o controle da prolifera??o bacteriana e da oleosidade. Dependendo da intensidade do quadro, tamb?m poder?o ser usados medicamentos via oral, geralmente antibi?ticos para controlar a infec??o.

"N?o se deve nunca usar tratamentos indicados por outras pessoas. S? o m?dico deve tratar do paciente com acne", alerta Adriana. ? importante tamb?m que o paciente informe seu m?dico, caso esteja fazendo uso de lo?es, cremes, maquiagens, horm?nios ou qualquer outra medica??o.

"Existe uma grande variedade de produtos de uso t?pico, que poder?o ser escolhidos pelo seu m?dico, tais como a Tretino?na, Per?xido de Benzo?la, ?cido Azelaico, Retin?ico, Glic?lico, antibi?ticos, etc", afirma. Tamb?m poder?o ser usados peelings de ?cido Retin?ico, Glic?lico, Salic?lico, Jessner e outros. Alguns profissionais ainda indicam a limpeza de pele.

Peeling de Cristal: usa o ?xido de alum?nio, que provoca leve esfolia??o e tem demonstrado bons resultados Fango Termal Vulc?nico: antiinflamat?rio, secativo, clareador e calmante Peeling de ?cido Glic?lico

Em casos de acne muito grave (como a acne conglobata), ? necess?rio a utiliza??o de uma medica??o espec?fica, de uso oral: a Isotretino?na, que ? um derivado da vitamina A e pode curar definitivamente a acne em cerca de seis a oito meses, na maioria dos casos.

Mas a m?dica avisa que o rem?dio exige cautela, pois podem ocorrer efeitos colaterais diversos. Seu uso ? proibido em mulheres gr?vidas, pois pode causar defeitos no feto.

Mitos e verdades sobre a ACNE

  • Alimentos como chocolate, amendoim, condimentos e outros n?o est?o relacionados com a acne. Mas, se ? observado que algum alimento provoca a piora das les?es, ? melhor evit?-los.

  • O sol mascara temporariamente as les?es, mas deve ser evitado, devido aos seus efeitos prejudiciais, como o envelhecimento e risco de c?ncer de pele.

  • A maquiagem, muitas vezes usada para disfar?ar as marcas, deve ser n?o oleosa (oil free) e sempre ser removida com ?gua e sab?o neutro, assim que a pessoa chegar em casa.

  • Nunca deve se espremer as les?es, para n?o causar cicatrizes.

  • O lado emocional dos pacientes n?o deve ser menosprezado. A acne mexe com a auto-estima do adolescente, que passa a evitar o contato social com vergonha de suas les?es. Quando necess?rio, deve ser fornecido suporte psicol?gico.

  • O tratamento da acne deve ser orientado por um m?dico, o ?nico profissional capacitado para indicar os medicamentos ideais para cada caso. N?o use rem?dios indicados por pessoas leigas ou que tenham um quadro semelhante ao seu. Eles podem n?o ser apropriados ao seu tipo de pele.

  • Acne solar: atinge principalmente o tronco e os ombros. Surge poucos dias ap?s a exposi??o intensa destas ?reas ao sol. Muito comum durante o ver?o, a acne solar pode ser evitada com a utiliza??o de filtros solares, de prefer?ncia aqueles em base n?o oleosa (oil free), aplicados antes e durante a exposi??o ao sol. O tratamento ? semelhante ao da acne vulgar, devendo ser inclu?da a prote??o solar adequada.

Passe o mouse sobre as fotos para ver os cr?ditos
Caso tenha alguma d?vida sobre esta mat?ria e queira conversar diretamente com a m?dica Adriana Ritti, mande email para aritti@acessa.com

Leia mais:

  • O que causa e como tratar a acne
  • Acne de sol