Número de casos de dengue sobe mais de 300% em oito dias

Por

Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010, atualizada às 19h

Número de casos de dengue sobe mais de 300% em oito dias

Daniele Gruppi
Repórter

Juiz de Fora registra 66 casos confirmados de dengue, 312,5% a mais do que foi contabilizado no último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, no dia 18 de fevereiro, quando a cidade tinha 16 casos.  Deste total, 57 são autóctones, isto é, contraídos em Juiz de Fora, 8 importados e 1 indeterminado. Ainda são investigados mais 43 casos. Entre janeiro e fevereiro de 2009, foram 12 confirmados, sendo 9 autóctones. No mesmo período de 2008, foram 26, com 9 contraídos no município.

A maioria dos casos está concentrada em três áreas. A considerada mais crítica é a que engloba os bairros Jardim Glória, Vale do Ipê, Democrata, Borboleta, Santa Catarina e Bosque Imperial. Os locais somam 35 casos e têm índice de infestação equivalente a 3,51%. Poço Rico e Granbery possuem 5 casos e Centro, 5. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Vieira Mattos, há em Juiz de Fora um surto localizado. Apesar de os casos estarem concentrados nestes locais, ele afirma que a infestação está presente em outros bairros (ver tabela abaixo).

Para o subsecretário, a situação é preocupante, pois revela um número expressivo de casos contraídos em Juiz de Fora. Ivander observa que as áreas que contabilizam mais casos não são de carência absoluta, não se encontra lixo nela e nem se trata de locais com terrenos baldios. Para explicar a incidência, ele diz que os focos se encontram em residências. "Pode ter acontecido de um paciente ter disseminado a doença, já que as condições climáticas estão favoráveis para o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti."

Ele diz que o número de casos evolui exatamente como já se esperava. "As chuvas que ocorreram no final de dezembro e início de janeiro e o calor intenso contribuíram para que os possíveis criadouros se tornassem locais ideais para a proliferação do mosquito." O pico da dengue ocorre nos meses de abril e maio.

Medidas de combate

De acordo com o subsecretário, todas as medidas de prevenção e controle da doença estão sendo tomados. Ele destaca a reativação do Comitê de Enfrentamento à Dengue como fundamental para controlar a doença. A previsão é de que as atividades sejam retomadas na próxima semana. “A reativação do comitê é importante já que vai nortear as ações de combate e otimizar o trabalho intersetorial na Prefeitura. Passamos de solicitantes para requerentes, tendo um representante em cada secretaria, articulando melhor as ações.”

Além disso, ele ressalta que a cidade conta com 118 agentes atuantes e ainda há mais 22 profissionais que devem começar a trabalhar já no mês de março. “Temos toda a infraestrutura logística à disposição, como mais de vinte veículos, para que haja pleno exercício de combate à doença.”

Entretanto, ele diz que a população precisa colaborar para que a situação não fique ainda mais complicada. “Juiz de Fora tem dois pontos críticos, que são os cemitérios. Como são pontos estratégicos, são visitados a cada 15 dias, mas os focos estão dentro das residências. Não adianta fazer o trabalho de campo, se a população não colabora."

Liraa

Em março, será realizado o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (Liraa). O último Liraa, feito em janeiro, apontou o Índice de Infestação Predial (IIP) do vetor da dengue em Juiz de Fora de 4,97%. O número é cinco vezes maior que o preconizado pelo Ministério da Saúde, que considera índices de risco aqueles acima de 1.

Disque Dengue

Entre o dia 18 e 26 de fevereiro, o Disque Dengue recebeu 88 ligações. O serviço tem o objetivo de coletar dados para traçar as estratégias de combate. As demandas foram referentes ao acúmulo de lixo, limpeza de lotes vagos, inspeção de casas fechadas ou abandonadas, caixa d’água destampada, acúmulo de água em lajes e piscinas abandonadas. O número do Disque Dengue é (32) 3690-7000.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Últimas Notícias