Festival de bar em bar

Por

De bar em bar Baseando-se na paix?o do brasileiro pelos bares, evento nacional inclui Juiz de Fora na rota das cidades inscritas

Marinella Souza
Colabora??o*
11/12/2007

A Associa??o Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) est? realizando o primeiro Festival de Bar em Bar, at? 15 de dezembro. O objetivo ? promover a valoriza??o dos bares, considerando que eles s?o uma paix?o de quase todos os brasileiros.

Pegando carona nessa prefer?ncia nacional, eventos como esse incrementam a economia e geram mais empregos atrav?s de um festival que mobiliza diversos bares associados que oferecer?o por?es especiais ao p?blico.

Em Juiz de Fora, nove s?o os bares participantes do evento e a Abrasel local tem grandes expectativas em rela??o ao evento. Segundo o presidente, Fernando Neiva Campos, festivais gastron?micos sempre s?o sucesso ? cidade. "Esse tipo de evento chega a gerar um aumento de 20% nas casas do ramo. O "Bar em Bar" ? um festival novo, ainda pouco divulgado, mas ainda assim, esperamos um p?blico de cinco mil pessoas nos bares cadastrados", comenta.

Os bares est?o empolgados com o Festival. Propriet?ria de um bar localizado no bairro Mariano Proc?pio h? mais de uma d?cada, Maria Cristina Rezende Alves, acredita que festivais como esse movimentam a economia da cidade. "Como o movimento sempre aumenta com os festivais gastron?micos, a gente sempre precisa colocar mais gar?om, incrementar o card?pio. Isso gera mais empregos para a cidade", avalia.

Al?m de divulgarem os bares participantes em n?vel nacional, os festivais gastron?micos popularizam a gastronomia da regi?o, o que faz aumentar o interesse e a procura de turistas e glut?es de todo o pa?s.

Campos ressalta que eventos como esse, estimulam a criatividade dos propriet?rios dos bares e todos saem ganhando. "Os donos de bares se preocupam mais em inovar o card?pio, criam pratos espec?ficos e isso agrada o consumidor", explica.

Especialidades das casas

E como estimula a criatividade desses empres?rios e cozinheiros. O Festival de Bar em Bar apresenta pratos sofisticados e variados. O chef de cozinha, Giovani Freitas revela como ? o prato participante. "? um fil? em agliletes, ao molho pomodoro com pimenta calabresa, acompanhado por polenta frita", conta.

Segundo Giovani, esse ? um prato bastante pedido no bar em que trabalha na Avenida Independ?ncia e o grande charme est? no fato de ser uma comida t?pica de boteco. "Esse ? um prato feito para se comer tomando uma cerveja", diz ele. E acrescenta: "? um prato bem quente, apimentado, que valoriza a cultura mineira, por ser r?stico"

Sem se importar muito com a tradi??o de Minas Gerais, mas pensando em agradar o cliente, o gerente de outro bar e restaurante de Juiz de Fora, Jorge Lu?z Barbosa Britto foi buscar o seu prato em outras terras. "O sandu?che ? uma c?pia que vem de S?o Paulo", admite. "O Boteco do Bas?lio, serve esse mesmo sandu?che e faz um enorme sucesso, por isso repetimos a receita", jusifica-se.

Trata-se de um sandu?che berinjela empanada com fil? mignon grelhado, coberto com queijo mussarela gratinado. Segundo Jorge, o segredo est? na carne temperada "de um jeito especial", que ? segredo de estado. Mas Jorge garante que o mist?rio vale a pena porque o resultado ? muito bom. "? um prato diferente e muito saboroso", derrete-se o gerente.

Pensando mais no clima quente do ver?o, Maria Cristina inscreveu um prato leve no festival. Sua escolha tem como base os frutos do mar, s?o camar?es, fil?s de peixe e lulas empanado acompanhados por molho t?rtaro.

Maria Cristina aposta nesse diferencial para ganhar o festival. "Os outros pratos levam muita carne e ingredientes pesados, n?s preferimos optar por uma refei??o mais ligth, que tenha mais a cara do ver?o", diz.

Leves ou pesados, o fato ? que os juizforanos ter?o at? o dia 15 de dezembro para desfrutar de pratos que v?o da comida ?rabe, passando por carnes nobres com ervas, peixes refinados e gastronomia mineira.

Fernando Neiva Campos acredita que esses festivais s?o sempre positivos porque movimentam o com?rcio da cidade. Segundo ele, nos festivais gastron?micos promovidos pela Abrasel em Juiz de Fora, a receptividade ? sempre muito boa. "A cada ano que passa melhora mais o p?blico e o ?ndice dos festivais. Por menor que seja um festival, ele sempre promove uma melhora no mercado e atrai p?blico de fora", diz ele.


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF