Ministário da Saúde vai utilizar e-mail e torpedos para avisar a data de vacinação contra a Gripe A de cada grupo priorit?rio

Por

Quinta-feira, 4 de março de 2010, atualizada às 19h

Ministério da Saúde vai utilizar e-mail e torpedos para avisar a data de vacinação contra a Gripe A de cada grupo prioritário

Da Redação

O Ministério da Saúde vai utilizar a internet para avisar sobre a data de vacinação contra a Influenza A (H1N1) de cada um dos grupos prioritários. Na página do órgão, o internauta poderá cadastrar seu endereço eletrônico e selecionar a data de vacinação do grupo ao qual ele pertence ou tem interesse. O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada. O cadastro via e-mail estará disponível a partir de 8 de março.

Operadoras de celular irão colaborar na divulgação do calendário de vacinação. As empresas de telefonia móvel enviarão mensagens de texto (torpedos) aos seus clientes avisando sobre a data.

A vacinação será direcionada a cinco grupos prioritários, de acordo com a faixa etária e características do público-alvo, segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apenas pessoas que possuem alergia ao ovo não poderão tomar a vacina, que é gratuita. Para ser imunizado basta comparecer ao posto de saúde com o RG e a carteira de vacinação, no caso das crianças.

O objetivo é que a vacinação seja feita antes do início do inverno, quando ocorre o maior número de casos de gripe no país. O Ministério da Saúde lembra que a vacina é apenas um dos instrumentos de prevenção à gripe. A população deve manter as medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação, como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

Vacinas chegam a Juiz de Fora

Mais de oito mil doses de vacinas chegaram nesta quinta-feira, 4 de março, na Gerência Regional de Juiz de Fora (GRS-JF). Nesta primeira fase, apenas os 7.744 trabalhadores da saúde que atuam nos 37 municípios sob jurisdição da GRS-JF devem ser vacinados, já que não há na região população indígena. No total, mais de 349 mil pessoas residentes nas cidades que compõem a GRS-JF poderão receber as doses em toda campanha, sendo 241.946 juizforanos.

 

Os textos são revisados por Madalena Fernandes
CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS
Últimas Notícias