Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010, atualizada às 18h20

Mais 79 mil juizforanos serão vacinados contra a Gripe A

Clecius Campos
Repórter

Mais 79.652 juizforanos terão direito à vacina contra a Influenza A (H1N1). O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, a ampliação da estratégia contra a doença, acrescentando uma quinta etapa de imunização, destinada a adultos saudáveis entre 30 e 39 anos. Com a adição, 241.946 juizforanos poderão receber as doses.

Segundo o novo cronograma divulgado pelo MS, a população saudável de 30 a 39 anos será imunizada entre os dias 10 e 21 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde informa por meio de sua assessoria que a data é passível de alteração na cidade. A meta de vacinar 80% dos juizforanos em cada faixa etária está mantida.

Segundo nota publicada pelo MS, dois aspectos foram preponderantes para a definição da nova faixa etária. O primeiro é a maior oferta mundial de vacinas, que vai possibilitar a aquisição de mais 30 milhões de doses para todo o Brasil. O segundo é o fato de o grupo ser considerado o com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles já priorizados nas etapas anteriormente definidas.

Para o médico infectologista Ronald Kleinsorge Roland, a decisão é a mais acertada. "O ministério assume postura protetora, levando em conta um perfil de risco, identificado em função de dados coletados. Não é possível dizer o porquê, pois as doenças são muito variáveis, mas a maioria das grandes epidemias tende a acometer a faixa mais jovem."

Indígenas e trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia serão imunizados entre 8 e 19 de março. Gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a menores de dois anos recebem a vacina entre 22 de março e 2 de abril. Entre 24 de abril e 7 de maio, a vacinação endêmica integra a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que imuniza pessoas com mais de 60 anos contra a gripe comum. Nesta ocasião, os idosos com doenças crônicas serão vacinados contra a Influenza A.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.