Caminho Novo Estrada Real

Por



Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 atualizada ?s 17h12

Atlas do Caminho Novo est? em fase de georeferenciamento e tem lan?amento previsto para mar?o


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo a chefe do Departamento de Turismo de Juiz de Fora, Danielle Feyo, o levantamento de campo para a confec??o do atlas sobre o Caminho Novo da Estrada Real j? foi realizado. "Agora, estamos georeferenciando estas informa?es e a previs?o ? que o atlas fique pronto na segunda quinzena de mar?o, pois depende da capta??o de alguns recursos", explica.

Segundo Danielle, uma metodologia foi elaborada para fazer o levantamento dos servi?os nas cidades que comp?em o Caminho Novo na regi?o e, atrav?s dele, os pontos foram levantados. "As cidades foram beneficiadas com a coloca??o dos marcos da Estrada Real, mas muitas n?o est?o preparadas para receber os turistas. Elas est?o em processo de adapta??o, focando na formata??o do produto tur?stico", conta.

O objetivo de levantar os pontos de servi?o ? fazer com que as cidades se adequem ? demanda e que os turistas saiam de casa preparados, sabendo o que v?o encontrar no caminho. "N?o queremos vender o irreal. Independente das motiva?es de cada pessoa, a gente sabe que as expectativas s?o criadas. J? podemos dizer que n?o h? cinco quil?metros sem algum servi?o".

O Caminho Novo passa por cerca de 25 quil?metros dentro de Juiz de Fora. As outras cidades da Zona da Mata que fazem parte do caminho s?o Santana do Deserto, Ant?nio Carlos, Ewbank da C?mara, Sim?o Pereira, Santos Dumont e Matias Barbosa. O atlas vai ser lan?ado em tr?s vers?es, sendo uma digital, outra em forma de revista e a terceira como guia de bolso.

Hist?ria

Segundo o pesquisador Vanderlei Tomaz, o Caminho Novo foi a estrada aberta no in?cio do s?culo XVIII para facilitar o transporte do ouro e pedras preciosas de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, de onde eram mandadas para Portugal. O caminho era mais r?pido e mais seguro que o Velho, que passava por S?o Paulo e pelo sul de Minas.

Segundo Vanderlei, a Coroa Portuguesa ofereceu concess?es de terras ao longo da estrada, para promover a ocupa??o. "Assim, foram surgindo fazendas, pousadas para tropeiros, igrejas e com?rcio, o que deu origem ?s cidades que conhecemos hoje", explica.