• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde


    Artigo
    Intuição

    ::: 29/08/2007

    Foto uma mulher grávida Se a intuição é inerente ao ser humano, então por que dizer que a mulher possui mais predisposição para ser intuitiva que o homem?

    A mulher é acostumada a ter que perceber o próprio corpo muito cedo, como quando está chegando a menstruação, as alterações físicas e psíquicas que isto causa. O fator gravidez - as sensações palpáveis e não palpáveis. O aleitamento e sua produção... tudo isto é interno e intenso. A partir daí percebe-se a mulher mais sensitiva e "interna".

    O homem é "externo" até na própria cultura. Ir à caça, sair de casa em busca do suprimento, sair para se alistar. A mulher normalmente mantém as ligações com a própria origem e quando sai é para acompanhar o parceiro e dar origem à própria família.

    Embora nossa cultura tenha levado a mulher a ter que ir em busca de seus objetivos pessoais, ela continua mais internalizada e intuitiva do que nunca.

    É bom não confundirmos intuição com instinto, uma vez que este é próprio da necessidade de sobrevivência; todo animal possui instinto mas só o animal homem possui intuição.

    Todos podem intuir, tanto homens quanto mulheres, partindo-se do princípio que o racional é o irracional pensado e ajustado.

    Mas o que é preciso para se intuir bem? É estar aberto a novas idéias, estar em dia com a auto-estima, estar puro em sentimentos e emoções.

    Observa-se que para possuir boa intuição, além do conhecimento é necessário, principalmente, a pureza de pensamento e intenções. Como as crianças, os índios, os analfabetos, os letrados humildes.

    Por mais que a ciência busque explicações científicas para a intuição e a paranormalidade, dizendo que é o "fator x" próximo ao inconsciente, que é físico ou genérico, a intuição só fluirá com precisão nos HOMENS DE BOA VONTADE.


    Ana Stuart
    é psicóloga e terapeuta familiar

    Sobre quais temas (da área de psicologia) você quer ler novos artigos nesta seção? A psicóloga Ana Stuart aguarda suas sugestões no e-mail viver_psique@acessa.com.



    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.