• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Tecnologia com mobilidade Avanços da tecnologia facilitam a vida de quem precisa de
    agilidade e quer mais comodidade ao acessar a internet


    Thiago Werneck
    Repórter
    13/11/2007
    ACESSA.com interativa:

    "Facilita muito nossa vida", "Estava no ônibus sem nada para fazer e acabei comprando um relógio pela internet", "A gente não usa aquele tanto de cabo e ganha agilidade no trabalho". Esses são depoimentos de quem aproveita as tecnologias de acesso à internet para ganhar mobilidade no dia-a-dia.

    Os notebooks, palm tops, smartphones e celulares com acesso à internet sem fio são cada vez mais utilizados. Sistemas que tornam tudo mais ágil, prático e cômodo para aqueles que precisam ou querem sempre estar conectados à rede mundial de computadores.

    O encarregado administrativo, César Andrey (foto ao lado, centro à esquerda), mora em Belém, capital do Pará, e a trabalho em Juiz de Fora conta que o sistema wireless é essencial para o serviço. "Com meu notebook, não preciso instalar programa nenhum e não dependo de outros computadores para entrar na internet. Posso acompanhar todos os passos do meu setor através dos e-mails", explica.

    Mesmo com a internet banda larga sendo oferecida no quarto de hotel, ele e seus companheiros preferem usar o sistema Wi-Fi. "Nesse caso, nos reunimos em uma sala de convenção e utilizamos a navegação wireless ao mesmo tempo e podemos navegar juntos em computadores diferentes e discutir os temas do trabalho. Uma sala com internet a cabo, apenas um estaria conectado", observa César.

    Foto Sérgio Pereira No momento de folga, a mobilidade oferecida pelo notebook e internet são apontadas por César, como ainda mais vantajosas. "Olha que maravilha: posso ir para uma mesa do lado da piscina e ficar tranqüilo conversando com a minha namorada e amigos através do MSN".

    O colega de trabalho de César, Jorge Alexandre (foto ao lado, centro à direita) elege a privacidade um dos principais ganhos dessa atual mobilidade. "Em qualquer cantinho você pode conectar sem problema nenhum. Para o trabalho é fundamental e também importante para o uso pessoal, eu sempre leio jornal e outras notícias através desse sistema",conta.

    Para Jorge, essa mobilidade proporcionada pela internet sem fio é também essencial para a empresa em que trabalha. "No nosso caso, a gente viaja muito e sempre tem que acessar e-mail, intranet, enviar pedidos e resolver problemas em outras cidades. Ao invés de procurar um lugar para conectar, a gente abre o notebook e se tiver sinal wireless já podemos resolver tudo".

    Praticidade

    "Tem lugar com o sistema em uma grande varanda que podem sentar quinze pessoas em seus notebooks, fazer uma reunião de trabalho e isso sem usar nenhum cabo. Ficar carregando aquele tanto de cabo e tendo que arrumar lugar para conectar é coisa do passado. Hoje, temos uma comodidade muito maior", avalia Jorge.

    Os sistema de internet Wi-Fi no aeroporto é visto como um dos mais vantajosos por ele. "O vôo está atrasado e a gente pode ver ou enviar um e-mail de trabalho, ler um jornal, uma revista para passar o tempo. Para isso, basta abrir o notebook. Muito mais fácil do que antes".

    Toda essa comodidade é também desfrutada pelo cabeleireiro, Alencar Souza (foto ao lado) ligado ao mundo virtual através de seu celular. Na fila do banco, no ponto e dentro do ônibus, no trabalho, em casa, a ferramenta virou companheira dele. "Uso sempre a internet pelo telefone mesmo, para mim é uma grande vantagem", revela.

    Enquanto espera ser atendido na fila do banco Alencar vê seu orkut, conversa com amigos, lê e até faz compras através da internet em seu telefone. "Outro dia eu estava voltando para casa de ônibus e acessei um site de vendas. Gostei de um relógio e comprei ele, ainda dentro do ônibus".

    A oportunidade surgiu há uns seis meses enquanto Alencar tentava acessar a internet pelo celular. "Baixei um navegador e hoje uso o serviço sempre. Acompanho os resultados de jogos de futebol através do aparelho. Já até penso em instalar um ponto Wi Fi no meu salão para dar comodidade aos clientes", conclui.

    A tecnologia

    Para aproveitar ao máximo estas tecnologias o usuário deve pensar do que ele precisa durante sua conexão: velocidade, qualidade do envio e recebimento de dados, local de acesso são alguns dos itens que devem ser avaliados.

    No caso da velocidade da conexão, o técnico em informática, Renato Fraga, explica que há vários fatores que podem influenciar. "A qualidade do sinal do aparelho que a pessoa está usando e o sistema escolhido são definitivos para velocidade final".

    Dependendo do sistema wireless que é utilizado, a velocidade da conexão pode ser escolhida pelo próprio usuário. "Nesse caso, o usuário sabe a velocidade que vai ter durante toda conexão, porque são oferecidas bandas individualizadas. Isso garante boa navegabilidade", diz Renato.

    O mesmo conforto não é oferecido pelos acessos via cartão do celular. Segundo Renato, nessa situação os usuários usam a mesma antena para internet e telefonia. "O acesso não é individual, mas sim compartilhado. Dessa forma, se muitas pessoas estiverem utilizando a mesma antena a velocidade da conexão pode cair e atrapalhar os planos do usuário", explica.

    Em relação a qualidade do tráfego de dados, a escolha deve ser feita de acordo com a maneira como o usuário navega on-line. "Algumas pessoas precisam fazer downloads de arquivos e, por isso, devem dar preferência a conexões que permitam uma maior taxa de download. No caso do wireless , essa transferência geralmente é ilimitada", observa Renato.

    Com relação ao local de acesso, o sistema que utiliza o cartão de celular leva vantagem. "Em qualquer local que tenha sinal de celular, o usuário pode conectar a internet. Já no sistema wi-fi é preciso que um ponto esteja instalado nas proximidades em que ele esteja. Por isso cada um deve avaliar suas necessidades para ver qual sistema vai ser mais proveitoso", completa Renato.

    Enquete
    Se você tem notebook responda a pergunta abaixo:
    Seu notebook possui PCMCIA?(saiba o que é?)
        Sim
        Não
    Em qual local você gostaria de acessar a internet se tivesse um dispositivo móvel em mãos?
        Clubes
        Praças
        Shoppings
        Aeroportos
        Restaurantes
        Supermercados
        Bancos
        Outros
    Qual dispositivo móvel você possui que possibilita a navegação pela internet?
        Notebook
        Smart Phone
        Celular
        Palm top
        Outros
       

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.