Vestibular e PISM UFJF

Por

Provas do vestibular UFJF come?am a ser corrigidas Institui??o revela normas que evitam poss?veis fraudes nas corre?es das provas da segunda etapa do vestibular e PISM

Thiago Werneck
Rep?rter
08/01/2008

As provas do vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tamb?m do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) III j? est?o sendo corrigidas. A UFJF informou as medidas de seguran?a que utiliza para evitar fraudes nas provas (veja algumas delas no v?deo).

A primeira medida da banca examinadora ? se reunir para fazer a conven??o de quais s?o as respostas certas para cada quest?o. O objetivo ? ter um modelo a seguir para ser justo ao dar a nota. ? o tamb?m chamado gabarito das quest?es discursivas que deve ser divulgado pela UFJF nos pr?ximos dias.

Para garantir a seguran?a contra fraudes uma das medidas ? a n?o identifica??o dos candidatos nas folhas do exame. Quando o candidato entrega seu caderno de respostas, o fiscal cola uma etiqueta com o n?mero de inscri??o mais alguns algarismos aleat?rios. Os dois identificadores s?o separados e apenas os numerais aleat?rios seguem para banca, o de inscri??o ? mantido em cofres da Comiss?o Permanente de Vestibular (Copese).

Com essa medida n?o h? como a banca saber de quem ? a prova que est? sendo corrigida. Como todos os cadernos respostas est?o sem nada que os identifique fica garantida a imparcialidade. Ap?s a corre??o, os n?meros aleat?rios s?o colocados em um programa de computador que encontra seu n?mero de inscri??o correspondente.

Al?m dessa medida, as salas onde s?o feitas as corre?es s?o vigiadas por c?meras durante 24 horas e tr?s vigias. O diretor da Copese, Jos? Maria Pereira Guerra, afirma que medidas como essa garantem a transpar?ncia do processo seletivo. "Procuramos tamb?m dar todo conforto aos professores, com lanches e liberdade de hor?rios. Assim eles podem corrigir todas as provas com a mesma aten??o". Dessa forma n?o importa se elas ? a primeira ou a ?ltima a ser avaliada.

As bancas de corre??o s?o diferentes das que elaboram as quest?es. Somente em alguns casos se repetem professores. Todos eles s?o escolhidos em seus departamentos e sempre h? uma rotatividade, embora que pequena, dos docentes que integram as bancas.

Para evitar erros de interpreta?es todas as quest?es s?o corrigidas de forma separada por dois professores, cada um d? sua nota. Os valores v?o para o computador que acusa quando h? diferen?a fora das margens de erro. Nesse caso, a banca avalia mais uma vez a quest?o para dar a pontua??o final.

Na hora de passar as notas para o sistema que soma os pontos de cada prova, o trabalho tamb?m ? feito de forma separada e em duplas para evitar erros. "Os candidatos podem ter certeza que s?o pessoas bem preparadas e treinadas para fazer isso. Mas uma falha de um pode acontecer, mas ela ? corrigida pelo outro", confia Jos? Maria.

Para evitar desgaste no momento de repassar esses pontos, as atividades acontecem simultaneamente ?s corre?es. "As notas v?o saindo e eles j? jogam no sistema para n?o deixar tudo acontecer de uma vez". Cada banca escolhe sua forma e hor?rios de corrigir as provas, apenas respeitando as regras de duplas e o prazo de entrega para notas.

Vestibular 2009

A UFJF informou que a rela??o dos livros que v?o ser cobrados no pr?ximo vestibular vai ser anunciada nos pr?ximos dias. A Copese ainda faz um balan?o dos pontos positivos e negativos das provas do processo seletivo 2008 para anunciar poss?veis mudan?as.

A primeira preocupa??o para o pr?ximo concurso ? com as pessoas que ficam esperando os vestibulandos nos locais de provas. "A gente se preocupa sempre com os vestibulandos, mas dessa vez vamos tentar humanizar mais essa espera. O primeiro passo seria colocar banheiros qu?micos para os visitantes", explica Jos? Maria.

As medidas para atender as pessoas com necessidades especiais foram consideradas um sucesso e v?o ser mantidas para o pr?ximo ano. O recolhimento de digitais dos candidatos e as fotografias e filmagens das salas v?o ser mantidas, bem como o recolhimento dos pertences particulares em sacos pl?sticos.