• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    UFJF cria regras mais rígidas para o vestibular 2008 As inscrições começam dia 6 de agosto e o novo edital toma medidas,
    como veto total ao celular, para evitar fraudes na prova

    Thiago Werneck
    *Colaboração
    03/08/2007

    A fiscalização das provas de vestibular e PISM 2008 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será mais rígida. A digital dos estudantes será recolhida em todos os dias de prova e as salas devem ser filmadas ou fotografadas enquanto os candidatos resolvem as questões. Além disso, fica proibida a entrada de celulares nos locais de prova. As inscrições começam dia 6 de agosto e vão até 5 de setembro, exclusivamente pela internet no site do vestibular.

    Segundo o coordenador da Comissão Permanente de Seleção (Copese-UFJF), José Maria Pereira (foto), a Universidade optou por maior rigidez por causa de fraudes em outros vestibulares. "Recentemente vimos denúncias de que em algumas instituições haviam pessoas de fora fazendo a prova no lugar do candidato. Com essas medidas damos mais segurança aos nossos vestibulandos", ressalta.

    A mudança a que os candidatos devem ter mais atenção é a que diz respeito aos celulares. Antes era permitido levá-lo para sala, desde que o telefone ficasse desligado e na mesa dos fiscais. José Maria destaca que dessa vez isso não será permitido. "O veto é total. O Manual do candidato explicará tudo para os candidatos e esperamos não ter problemas", afirma.

    Outra novidade fica por conta do prazo de inscrições. Além de terem um mês para se inscreverem, os candidatos ganham um dia a mais para pagar a taxa. A mudança foi feita para evitar problemas de edições passadas quando o prazo de pagamento acabava junto com o da inscrição às 16h. "Muitos reclamaram que fizeram a inscrição, mas não tiveram tempo de quitar o boleto. Não podíamos fazer nada por eles", conta José Maria. Dessa vez as inscrições vão até às 23h59 do dia 5 de setembro e a taxa pode ser acertada até às 23h59 do dia seguinte.

    Outras mudanças

    Os candidatos que conseguiram isenção da taxa de vestibular ganharam um prazo maior para realizarem suas inscrições. A Copese decidiu que a data de inscrição dos isentos será igual a dos outros vestibulandos. Ambas começam às 8h do dia 6 de agosto. Anteriormente quem não precisasse pagar a inscrição teria um prazo entre 13 e 23 de agosto.

    Outra diferença é que o comprovante de inscrição, antes recebido através dos Correios ficará disponível exclusivamente pela internet, a partir do dia 26 de novembro. Além disso, as provas da primeira etapa serão realizadas também nas cidades de Niterói e Viçosa. Com a mudança a Copese espera 41 mil inscritos, três mil a mais do que no ano passado, para disputarem 2140 vagas dos 32 cursos oferecidos pela instituição.

    Os candidatos do PISM ficam com 30% dessas vagas. Nos outros 70% uma mudança acontece com o aumento do número de vagas reservadas para o Sistema de Cotas. Agora 50% desse total é reservado para estudantes que cursaram sete séries do ensino fundamental e médio em escolas públicas. Vinte e por cento das vagas desse grupo de 50% estão reservadas para os candidatos que auto se declararem negros no formulário de inscrição.

    As provas de Habilidade específica para o curso de Arquitetura e Urbanismo e Artes está marcada para o dia 7 de outubro de 2007. A Copese lembra que os estudantes aprovados neste exame no vestibular passado, só precisam preencher o campo correspondente no requerimento de inscrição, e não precisam repetir a prova.

    Outras datas e horários

    A relação de candidato por vaga de cada curso será divulgada dia 5 de novembro no site da UFJF. Ao contrário de outros anos as provas começarão às 13h. A primeira etapa será realizada nos dias 13 e 14 de dezembro e segunda etapa entre 3 e 6 de janeiro, junto com o PISM módulo III. As duas primeiras fases do PISM acontecem nos dias 17, 18, 19 e 20 de dezembro.

    *Thiago Werneck é estudante de jornalismo da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.