F?sica ? a mat?ria vil? no vestibular 2008 da UFJF Quase tr?s mil candidatos zeraram a prova de f?sica na primeira etapa do vestibular da UFJF. N?mero corresponde a mais de 18% dos inscritos

Thiago Werneck
Rep?rter
26/12/2007

A t?o temida f?sica confirmou seu papel de vil? no vestibular 2008 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foram 2700 candidatos que zeraram a prova da mat?ria, entre todos os 14.238 vestibulandos. Na, n?o menos temida matem?tica, 105 estudantes n?o acertaram sequer uma quest?o.

O baixo desempenho de parte dos concorrentes ainda vai ser estudado pela Comiss?o Permanente de Vestibular (Copese). Na prova de portugu?s, apenas um candidato zerou o exame, 134 na prova de qu?mica e 203 na avalia??o de geografia. O erro em todas as quest?es de uma mat?ria n?o elimina o candidato.

De acordo com o diretor da Copese, Jos? Maria Pereira Guerra (fotos), a UFJF ainda vai avaliar o que pode ter acontecido com a prova de f?sica, nos pr?ximos dias. "Temos que avaliar porque aconteceu esse baixo rendimento, v?rios fatores podem ter influ?do".

Jos? Maria refor?a que as escolas e cursinhos entraram com recurso para apenas uma quest?o. "Isso mostra que n?o houve nada de errado com a prova de f?sica. Agora o que temos que fazer ? buscar um uni?o entre a banca que e as escolas p?blicas e particulares. Temos que minimizar esses problemas e esse ? um objeto de grande preocupa??o", diz.

foto de Hellen e Norma Entre os ?tens que v?o ser avaliados est?o pontos diferenciados como a cidade de origem dos candidatos. No Rio de Janeiro, os vestibulandos s?o mais preparados para prova da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Belo Horizonte e outras regi?es do estado se prioriza a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Apesar da preocupa??o com esse baixo rendimento em f?sica, Jos? Maria, acredita que a primeira fase sempre tem que ter um vil?o. "O objetivo da primeira fase ? eliminar candidatos para deixar o vestibular, somente com quatro concorrentes por vaga em cada curso", observa.

Vestibular 2? etapa

Na segunda etapa do Vestibular ficam os candidatos de melhores notas. Em cada curso restam cerca de quatro concorrentes para cada vaga oferecida. Ao todo s?o 5.895 candidatos para 1503 vagas no vestibular e no PISM s?o 2623 estudantes que concorrem a 637 vagas.

Somente no grupo C, daqueles que n?o optaram pelo sistema de cotas, 3061 candidatos concorrem a 750 vagas. No Grupo B, para os candidatos que cursaram mais de sete anos em escolas p?blicas, s?o 561 vagas para 2191 vestibulandos. No Grupo C, para aqueles que, al?m desse per?odo em escola p?blica, se auto declararam negros, s?o 243 concorrentes para 192 vagas.

foto de Hellen e Norma O alerta fica mais uma vez para o uso do celular. "O ideal ? nem lev?-lo para o local de prova. N?s criamos uma alternativa para n?o ser t?o rigoroso. Assim tamb?m com os piercings nas orelhas tamb?m devem ser retirados", fala o diretor da Copese(veja dicas no v?deo acima).

As provas acontecem entre os dias 3 e 6 de janeiro no campus da UFJF, no Col?gio T?cnico Universit?rio, no Col?gio Jo?o XXII e no Col?gio Cristo Redentor na Academia de Com?rcio. Para o s?bado, dia 5 de janeiro, 20 adventistas j? pediram atendimento especial e v?o fazer a prova somente no per?odo da noite. Por isso, assim como em outros anos, o gabarito oficial deve ser liberado somente no fim de noite.

Al?m deles no s?bado, outros nove candidatos j? solicitaram atendimento especial nos quatro dias de prova: cinco portadores de defici?ncia f?sica, uma cardiopata, um portador de s?ndrome do p?nico e duas mulheres em per?odo final de gravidez.

Cotas

A funcionalidade do sistema de cotas desde que foi foi implantado vai ser discutida em 2008, dentro da UFJF. Quest?es como a falta de concorr?ncia em alguns cursos devem ser debatidas. O exemplo ? que no grupo de A de cotistas 21 cursos sequer tiveram disputa de primeira fase, por causa ao n?mero reduzido de vestibulandos, menor que quatro por vaga. No grupo B, 10 e no C, cinco cursos ficaram na mesma situa??o.

"J? est? previsto pela Universidade que o sistema de cotas vai ser discutido entre a comunidade acad?mica. Mas pouca coisa deve mudar. No grupo A, B e C a nota m?xima de medicina, por exemplo, foram quase iguais 72, 73 e 74. Isso mostra como deu certo o sistema", avalia Jos? Maria.