• Assinantes
  • Autenticação
  • Animais

    Entenda as fases da vida do seu cachorro

    Lucas Bonoto Lucas Bonoto 19/03/2019

    Olá, internautas, tudo bem?

    Nessa coluna vamos falar sobre as fases do cão, de acordo com a idade. Quando um filhotinho chega em nossa casa, geralmente, ele tem por volta de 2 meses. Nessa fase seu cãozinho já late, já come, morde, busca água e comida sozinho... já sabe ser cachorro (completamente diferente de um humano com 2 meses). Portanto, devemos evitar tratar esse filhotinho como um ser completamente dependente.

    Essa fase até 4 meses é uma das mais importantes na vida de um cão, pois ele deve começar a se sociabilizar com vários tipos de situações, a fim de crescer um adolescente controlado e um adulto equilibrado. Uma fase em que o cãozinho sofre um pouco com a troca de dentição (tanto os de leite quanto os permanentes); desenvolvimento ósseo e muscular; além de estar descobrindo o mundo que o cerca.

    Com 8 meses (para a maioria das raças) seu peludo entra na adolescência (a nível mental e físico). Seu cão terá os picos de energia mais intensos. O auge da adolescência é entre um ano e meio e dois anos, em que o cachorro disputa mais território, amplia sua dominância, fica mais insistente, (isso pode variar de acordo com o nível de energia do cão).

    Com 3 anos o cachorro se torna adulto a nível mental. Já com dominância formada, ele fica um pouco mais centrado, tendo bem condicionado tudo o que aprendeu desde filhotinho. E para a maioria das raças, aos 9 anos os peludos chegam na fase sênior onde começam a ficar mais carentes, debilitados, com mais necessidades de uma boa soneca, um acompanhamento mais de perto por parte do tutor.

    Assim se dá a evolução dos cães, desde filhotes até idosos (dentro da minha metodologia). Está em dúvida sobre algum comportamento do seu cão? Entre em contato e deixe seu comentário. Ficaremos felizes em lhe responder.

    Até a próxima!

    Lucas Bonoto
    Trabalha com terapia e comportamento canino pioneiro em Juiz de Fora com mais de 10 anos no mercado. Já ministrou cursos e palestras na área para empresas Pet Shops e clínicas veterinárias. Estudioso do comportamento canino e psitacídeo com mais de 20 anos de estudos e teorias. Proprietário de um centro de convivência canina e estudante de medicina veterinária, uma das referências e pioneiro na cidade sobre etologia canina.

    Ingrid Soares
    Sou Educadora Canina e essa é minha matilha Snow ( Pastor Canadense) e Bagheera ( Pastor Manto Negro), sou responsável pela Cães & Trilhas e zelamos pela qualidade de vida do seu melhor amigo e interação com o mesmo. Criamos a relação interpessoal entre cão e tutor, melhorando o psicólogico e o bem estar fisico. Partiu Aventura?

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.