Últimas notícias

Desafios para a educação brasileira no século XXI

Em meio a um cenário marcado por avanços tecnológicos e transformações sociais, o sistema educacional do país se vê diante de obstáculos que vão desde a necessidade de adaptação às inovações tecnológicas até a busca por soluções para desigualdades persistentes.

O SUJEITO DA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA LIBERTADORA DE

A concepção libertadora de educação requer a compreensão do ser humano como sujeito ativo e participante de seu próprio desenvolvimento, uma vez que o educando possui uma natureza ontológica que o impulsiona a ser um sujeito engajado e dinâmico no processo educativo. É fundamental considerar a capacidade de aprendizado e o constante desenvolvimento do ser humano.

Uma breve reflexão crítica do novo Ensino Médio

A reforma recente do ensino médio designada de Novo Ensino Médio tem sido objeto de debates e discussões no contexto educacional. A princípio, o Novo Ensino Médio promete maior flexibilidade e a possibilidade de os estudantes aprofundarem seus estudos em áreas específicas de interesse.

Por uma pedagogia do Corpo

De modo introdutório, mesmo que brevemente, o presente texto pretendeabordar e refletir sobre a temática do corpo. Platão, por exemplo, trata de “umaantropologia dualista”, ou seja, o ser humano, enquanto tal, é constituído de duassubstâncias que não se combinam, a saber: alma e corpo.