Informática e Cidadania

CDInfo já conta com quatro escolas

Organização não governamental de Juiz de Fora permite que
comunidades carentes tenham acesso à informática

Repórter: Luciana Mendonça
31/08/98

Foi inaugurada neste domingo, 30 de agosto, a Escola de Informática e Cidadania do Bairro Teixeiras. O trabalho integra a comunidade do bairro com o Comitê para a Democratização da Informática (CDInfo), uma organização não governamental independente e sem fins lucrativos de Juiz de Fora. De acordo com o presidente do CDInfo, Fernando Abritta, a idéia básica é levar às comunidades de baixa renda, que de outra forma não poderiam ter acesso à informática, cursos profissionalizantes na área, associados à noção de cidadania.


Fernando Abritta, presidente do CDInfo

Esta já é a quarta escola do CDInfo na cidade. Estão funcionando também as escolas dos bairros Santo Antônio, São Benedito e Ipiranga. As quatro passam a atender 310 alunos, envolvendo mais de 31 monitores e 20 administradores voluntários. Outras três escolas do gênero devem ser entregues ainda este ano à comunidade dos bairros Costa Carvalho e Bairro de Lourdes, Progresso e Santa Paula e Bonfim e Santa Rita.

A organização funciona através de doações, aproveitando equipamentos que já não atendem às necessidades de empresas ou pessoas físicas para montar projetos auto-sustentáveis. As equipes de voluntários são qualificadas para ensinar, dar manutenção de computadores, desenvolver programas e outras formas de prestação de serviços.

Os interessados em se matricular pagam uma taxa mensal de R$5, usada para manter a escola funcionando. Podem freqüentar as pessoas com mais de 12 anos de idade. A construção das salas de aula é feita através de multirões. Reuniões periódicas entre os colaboradores discutem a organização social do bairro e as maneiras de os próprios moradores realizarem melhorias para a comunidade. De acordo com Antônio Francisco de Viveiros Júnior, coordenador da escola do bairro Teixeiras, estas reuniões têm despertado a consciência de cidadania entre os moradores.

As aulas na escola do bairro Teixeiras, na rua João Moreira da Rocha, 157, começam dia 8 de setembro e já estão matriculados 135 alunos. Até agora, cinco computadores foram doados.


Sede da escola do bairro Teixeiras

O CDInfo tem uma ficha de cadastro para os interessados em fazer doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 215-7278 ou pelo e-mail abritta@powerline.com.br


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.