Todos na escola

Prefeitura d? bolsa e orienta??o para evitar repet?ncia e evas?o escolar

31/08/99

?Todos na Escola?, programa s?cio-educacional da prefeitura de Juiz de Fora, est? alcan?ando bons resultados, dando condi?es ?s fam?lias carentes de manter seus filhos nas escolas, combatendo a repet?ncia e a evas?o. As fam?lias envolvidas est?o recebendo meio sal?rio m?nimo e orienta??o de assistente social.

Os alunos inscritos no programa devem ter 90% de freq??ncia nas aulas. Esta exig?ncia, a orienta??o dada ?s fam?lias e o incentivo dado pela bolsa s?o os motivos que est?o conseguindo manter os alunos nas salas de aula. Para a assistente social Fl?via Duarte Tavares, respons?vel pelo Todos na Escola, o progresso da parte pedag?gica pode ser comprovado por n?meros: de 875 alunos, apenas 2,2% tiveram freq??ncia abaixo de 90% e, 5 sa?ram da escola, uma evas?o de 0,5%. ?O programa tem conseguido praticamente zerar a evas?o dos alunos atendidos.? Mas o que mais preocupa a assistente social ? a repet?ncia escolar que ? maior que evas?o. ?N?s acreditamos que diminuindo a evas?o, aumentando a freq??ncia e orientando os alunos, podemos combater tamb?m a repet?ncia?.

Cada fam?lia recebe uma bolsa de meio sal?rio m?nimo, independente do n?mero de filhos. Fl?via justifica que a ?bolsa n?o ? dada para o aluno e sim para a fam?lia?. Al?m dela, cada fam?lia recebe visitas de assistentes sociais que orientam sobre higiene, desemprego, educa??o, entre outros assuntos. Segundo ela, este atendimento ? de grande import?ncia: ?a partir de agora pretendemos ampliar este trabalho para reuni?es com todas as fam?lias beneficiadas, promovendo palestras e debates sobre os assuntos j? abordados.?

Para que a fam?lia possa participar, ? necess?rio que ela tenha renda per capita de menos de ? (um quarto) do sal?rio m?nimo; todos os filhos de 7 a 14 anos devem estar estudando na rede municipal de ensino; pelo menos um dos filhos deve estar fazendo a 1? s?rie do ensino fundamental e morar em Juiz de Fora h? pelo menos 5 anos. A inscri??o das fam?lias ? anual. Hoje participam 17 escolas da rede municipal das ?reas mais carentes da cidade, como os bairros Vila Ideal, Vila Alpina, S?o Benedito, Vila Olavo Costa, Dom Bosco, Sagrado Cora??o, entre outros.

O programa segue um modelo criado em Bras?lia, pelo ex-governador do Distrito Federal Crist?v?o Buarque. Em Juiz de Fora, ele come?ou a funcionar em 1997 atendendo 479 fam?lias. Durante esse tempo, algumas delas foram desligadas por n?o preencherem mais os requisitos. Hoje, pouco mais de 440 fam?lias recebem o apoio da prefeitura. Os respons?veis pela administra??o do programa s?o a Secretaria Municipal da Educa??o e a Associa??o de Apoio Comunit?rio, AMAC.

Colabora??o: Luciana Lima
Estudante do 6? per?odo de Jornalismo
da Facom, UFJF