Moderniza??o do Legislativo

C?mara inaugura Anexo vereador
Ign?cio Halfeld e comemora 147 anos

Ana Maria Reis
23/06/2000

Dando prosseguimento ao processo de moderniza??o da C?mara Municipal, a Mesa Diretora inaugurou no ?ltimo dia 21, o Anexo vereador Ign?cio Halfeld, em comemora??o ao sesquicenten?rio de Juiz de Fora e aos 147 anos do Legislativo na cidade. As obras come?aram em dezembro de 1999, tendo sido gasta a verba p?blica de R$ 570 mil. Durante a inaugura??o foram homenageados ex-vereadores e funcion?rios do setor administrativo.

Com a inaugura??o do novo pr?dio, a parte administrativa do ?rg?o ser? dividida em duas atividades distintas: a institucional e a parlamentar. De acordo com a Mesa Diretora, a proje??o ? de que o Pal?cio Barbosa Lima abrigue o Legislativo por mais 50 anos.

Segundo a presid?ncia da Mesa Diretora, o Anexo Ign?cio Halfeld (assim batizado, em homenagem ao vereador que mais mandatos obteve no Legislativo de Juiz de Fora) ir? facilitar a execu??o da reforma do Pal?cio Barbosa Lima, como a revis?o de telhados e rede el?trica.

No Pal?cio Barbosa Lima, continua funcionando a sala da presid?ncia, a administra??o da C?mara, a Divis?o de Documenta??o, Expediente, Biblioteca, Divis?es de Imprensa, Jur?dica e N?cleo de Apoio ? Cidadania.

O novo pr?dio

Caracter?sticas:
  • 5 andares e 20 metros de altura
  • banheiro com chuveiro para funcion?rios e outro especial para deficientes f?sicos
  • pavimentos com 46 m2
  • gabinetes com 9,5 a 12 m2 e 2 banheiros cada
  • sala de reuni?es
  • rampa de acesso ao Plen?rio Francisco Affonso Pinheiro
  • sistema de ar condicionado central, com exce??o do t?rreo
  • elevedor

O vice-presidente da C?mara Municipal, J?lio Gasparette, observou que a obra teve problemas: n?mero insuficiente de vagas na garagem (com espa?o para apenas tr?s carros) e localiza??o incorreta das tomadas, al?m dos gabinetes de t?rmino "5" estarem precisando de reforma para aument?-los em um metro.

Informatiza??o da C?mara Municipal

O processo de moderniza??o come?ou com a informatiza??o da Divis?o de Documenta??o da C?mara. Leis, resolu?es e processos, de 1987 a 2000, est?o indexados, dispon?veis no sistema interno e no Terminal do Cidad?o.

Dados hist?ricos e tramita??o de processos podem ser checados pela home-page oficial da C?mara. Lan?ada no ano passado, a p?gina tamb?m apresenta dados pessoais dos 21 vereadores no atual mandato, informa?es sobre a presid?ncia da Casa e entrevistas sobre os planos da nova mesa diretora.

O site pode ser acessado pelo endere?o www.camarajf.mg.gov.br