• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Internet com acesso rápido e gratuito

    Faculdades particulares investem em tecnologia
    para garantir aos alunos o uso da nova ferramenta

    Repórter: Emilene Campos
    09/07/99

    O laboratório de Informática da faculdade Machado Sobrinho mal havia sido implantado e Andréia Barbosa já estava de prontidão para conhecer a novidade: o acesso à Internet. Depois que foi apresentada à Grande Rede, a aluna do 5º ano de Ciências Contábeis só não navega quando o local está fechado. A nova ferramenta já está sendo útil para realização de trabalhos acadêmicos, além da leitura de jornais e revistas.


    Andréia Barbosa

    Difundir esta prática é uma das propostas da instituição. Para isso, todos os alunos da Faculdade poderão acessar Internet gratuitamente, no laboratório composto por 26 computadores. Apesar de já estar disponível aos alunos há duas semanas, a inauguração só acontecerá em agosto, quando reiniciarem as aulas. O provedor Artnet foi responsável por toda a instalação do sistema, atuando desde a consultoria para aquisição das máquinas, instalação dos equipamentos até o fornecimento do acesso via ISDN.

    A tecnologia vai atender às necessidades do estabelecimento durante este ano já que a demanda ainda é pequena e o horário de funcionamento do laboratório é reduzido, uma média de 3h30 diárias. O administrador, Paulo Esther de Mendonça, explica que o recurso adotado vai garantir uma velocidade de acesso até 64kbps. A intenção é ampliar o sistema para o acesso dedicado, assim que professores e alunos estejam familiarizados com a Internet.

    Outro estabelecimento de ensino que também está se mobilizando para fornecer acesso à Internet a seus alunos é o Instituto Vianna Júnior. O laboratório que está sendo implantado vai permitir que "todos os alunos da instituição do 1º ao 3º grau, bem como funcionários e professores, tenham acesso à Grande Rede", garante o Gerente Financeiro e Informática do Instituto, Sidnei Sousa Louro. A previsão é que até o final do mês o sistema, composto por 30 computadores, esteja em funcionamento. O gerente esclarece ainda que o espaço foi dimensionado para ter dois alunos por computador e oferecer um acesso com ótimo resultado. Além disso, o Instituto pretende disponibilizar na Internet informações sobre o alunos, como notas, freqüências e acervo bibliográfico.


    Sidnei Sousa Louro

    Para viabilizar o projeto, o plano requisitado à Artnet foi o de acesso dedicado: a conexão permanece durante 24 horas por dia, o que permite a disponibilização de um computador com todos os serviços que o cliente deseja oferecer na Internet, como e-mail, home page, banco de dados. As informações podem ser consultadas a todo momento e de qualquer computador conectado. Sem falar na velocidade de acesso, que pode chegar até a 2 megabytes, dependendo da configuração dos micros.

    Outra vantagem do acesso dedicado é que os usuários não vão ter que procurar uma linha vaga para realizar a conexão. “Basta clicar no browser e iniciar a navegação”, garante o engenheiro eletricista Sérgio Guimarães Faulhaber, um dos responsáveis pela implantação do laboratório.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.