Internet com acesso r?pido e gratuito

Faculdades particulares investem em tecnologia
para garantir aos alunos o uso da nova ferramenta

Rep?rter: Emilene Campos
09/07/99

O laborat?rio de Inform?tica da faculdade Machado Sobrinho mal havia sido implantado e Andr?ia Barbosa j? estava de prontid?o para conhecer a novidade: o acesso ? Internet. Depois que foi apresentada ? Grande Rede, a aluna do 5? ano de Ci?ncias Cont?beis s? n?o navega quando o local est? fechado. A nova ferramenta j? est? sendo ?til para realiza??o de trabalhos acad?micos, al?m da leitura de jornais e revistas.


Andr?ia Barbosa

Difundir esta pr?tica ? uma das propostas da institui??o. Para isso, todos os alunos da Faculdade poder?o acessar Internet gratuitamente, no laborat?rio composto por 26 computadores. Apesar de j? estar dispon?vel aos alunos h? duas semanas, a inaugura??o s? acontecer? em agosto, quando reiniciarem as aulas. O provedor Artnet foi respons?vel por toda a instala??o do sistema, atuando desde a consultoria para aquisi??o das m?quinas, instala??o dos equipamentos at? o fornecimento do acesso via ISDN.

A tecnologia vai atender ?s necessidades do estabelecimento durante este ano j? que a demanda ainda ? pequena e o hor?rio de funcionamento do laborat?rio ? reduzido, uma m?dia de 3h30 di?rias. O administrador, Paulo Esther de Mendon?a, explica que o recurso adotado vai garantir uma velocidade de acesso at? 64kbps. A inten??o ? ampliar o sistema para o acesso dedicado, assim que professores e alunos estejam familiarizados com a Internet.

Outro estabelecimento de ensino que tamb?m est? se mobilizando para fornecer acesso ? Internet a seus alunos ? o Instituto Vianna J?nior. O laborat?rio que est? sendo implantado vai permitir que "todos os alunos da institui??o do 1? ao 3? grau, bem como funcion?rios e professores, tenham acesso ? Grande Rede", garante o Gerente Financeiro e Inform?tica do Instituto, Sidnei Sousa Louro. A previs?o ? que at? o final do m?s o sistema, composto por 30 computadores, esteja em funcionamento. O gerente esclarece ainda que o espa?o foi dimensionado para ter dois alunos por computador e oferecer um acesso com ?timo resultado. Al?m disso, o Instituto pretende disponibilizar na Internet informa?es sobre o alunos, como notas, freq??ncias e acervo bibliogr?fico.


Sidnei Sousa Louro

Para viabilizar o projeto, o plano requisitado ? Artnet foi o de acesso dedicado: a conex?o permanece durante 24 horas por dia, o que permite a disponibiliza??o de um computador com todos os servi?os que o cliente deseja oferecer na Internet, como e-mail, home page, banco de dados. As informa?es podem ser consultadas a todo momento e de qualquer computador conectado. Sem falar na velocidade de acesso, que pode chegar at? a 2 megabytes, dependendo da configura??o dos micros.

Outra vantagem do acesso dedicado ? que os usu?rios n?o v?o ter que procurar uma linha vaga para realizar a conex?o. ?Basta clicar no browser e iniciar a navega??o?, garante o engenheiro eletricista S?rgio Guimar?es Faulhaber, um dos respons?veis pela implanta??o do laborat?rio.