• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Conheça melhor a Internet
    A Rede além do e-mail e da Web

    Luciana Mendonça
    16/06/2000

    Os dois serviços que mais se popularizaram desde a abertura comercial da Internet são mesmo a World Wide Web (WWW) e o correio eletrônico (e-mail). Mas a Rede pode ser usada para muitos outros fins. Se você ainda não sabe quais, confira nosso guia de tecnologias:

    IRC

    O IRC (Internet Relay Chat) foi escrito originalmente por Jarkko Oikarinen em 1988. Desde suas primeiras utilizações na Finlândia,o número de seus adeptos vem crescendo. O IRC é um sistema de chat multi-usuário, onde pessoas se conhecem em canais (salas, cidades virtuais etc...) para conversar em grupos ou sessões privadas.

    É composto basicamente por um servidor de IRC, que é por onde as mensagens são gerenciadas e distribuídas corretamente a seus usuários, que devem possuir um programa cliente de IRC, como o mIRC. Os servidores de IRC estão todos ligados entre si, formando a chamada Rede de IRC.

    As conversas ocorrem quase em tempo real, o que significa que você digita uma frase, pressiona a tecla ENTER e o que você acabou de digitar aparecerá para todas as pessoas com as quais você estiver conversando, ou seja, que estiverem na mesma sala.

    Listas de discussão

    As listas de discussão são usadas por grupos de pessoas com interesses em comum. Por exemplo, se você gosta de música, pode assinar uma lista em que o assunto seja este. Assim, você está apto a enviar e receber mensagens (através de e-mail) para e de todas as pessoas que assinam a mesma lista. A facilidade está no fato de você enviar um único e-mail e todos os assinantes receberem sua mensagem.

    Como isso é possível? Em algum computador na Internet, instala-se um programa chamado “gerenciador de lista” ou “listserver”. Esse programa mantém uma lista dos assinantes da lista, recebendo e mandando mensagens de forma semi-automática.

    FTP

    O FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivo) é a forma utilizada para transferir arquivos (de fotos, imagens, som, vídeo, texto, programas) de um computador para Web-sites armazenados em um servidor e vice-versa. Para “fazer um FTP”, é preciso ter instalado um programa cliente de FTP, como o WS-FTP. Este recurso é muito usado por “webmasters”, os construtores de home-pages.

    Como fazer FTP? É preciso que você tenha uma identificação com o servidor (login e senha). A menos que se utilize FTP anônimo (anonymous FTP). Existem muitos gigabytes de informações disponáveis em FTP anônimo nas máquinas da Internet ao redor do mundo. Nesses locais podem-se encontrar programas fontes, programas objetos, sistemas inteiros, documentos, ou seja, todo tipo de informação em arquivos de computador. Normalmente no FTP anônimo o login é a palavra anonymous.

    Usenet

    A Usenet é outra forma de comunicação em grupo, semelhante às listas de discussão, mas,neste caso, as mensagens não são distribuídas por correio-eletrônico. Cerca de 20 mil newsgroups (grupos de discussão) estão disponíveis, com temas diferentes, em máquinas sede. O usuário precisa ir até uma dessas máquinas por onde os newsgroups circulam. Ali, poderá ler (tendo a opção também de arquivar o conteúdo na sua máquina), responder, criar uma nova mensagem ou reenviá-la para alguém. Dessa forma, as mensagens de um newsgroup não circulam em desperdício. Ao contrário, são acessadas somente pelos que nelas têm interesse.

    A Usenet pode ser vista como uma biblioteca pública na qual cada livro cobre a discussão de um tópico diferente. Está dividida em categorias: computadores (comp); ciência (sci); recreação (rec); tópicos diversos (misc); tópicos alternativos (alt); discussão sobre o software e a organização da USENET (news); tópicos sociais (soc); tópicos "quentes" (talk); negócios (biz).

    Gopher

    Gopher é uma ferramenta de busca de informações na Internet. A maioria dos provedores de acesso disponibilizam servidores Gopher. Existem programas especiais para o serviço, mas a ferramenta pode ser utilizada a partir da World Wide Web, o que torna a navegação mais atraente.

    Com esta ferramenta, percorre-se uma série de menus para localizar informação em qualquer computador conectado à rede que esteja usando o software Gopher. O resultado é um sistema de informação que cobre toda Internet e que se costuma chamar de Gopherspace.

    Os documentos e informações disponíveis em instalações de sistema Gopher são próprios para a organização de bancos de dados. Um dos itens mais populares do Gopher é o Verônica, um sistema de busca por palavra-chave que vasculha constantemente todos os índices dos Gophers no mundo inteiro.

    Telnet

    Há várias maneiras de se ter acesso a bancos de dados na Internet. Uma forma bastante difundida é a ferramenta chamada Telnet (de Telephone Network). O sistema permite a um usuário entrar em outra máquina ligada à Internet. Para isso, é preciso ter uma conta de acesso, com senha. É como se você, ao conectar-se a um outro computador, estivesse sentado em frente ao teclado do novo computador. A vantagem é que você pode armazenar ou executar neste outro computador informações e serviços que não caberiam somente no seu computador pessoal.

    Com Telnet é possível estabelecer uma ligação com milhares de computadores remotos localizados em diversas partes do mundo, bastando saber o nome de cada computador. Hoje em dia, os pontos de presença de empresas (áreas contendo informações localizadas em computadores ligados à Internet) prevêem a possibilidade de um cliente usar TELNET para ter acesso às suas informações.

    Talk

    Talk é um programa de comunicação que permite a conversa simultânea entre usuários na Internet. É um recurso muito usado especialmente dentro de organizações (empresas, universidades).

    Para estabelecer uma comunicação por talk, um dos usuários deve iniciá-lo com o comando: talk endereço eletrônico do destinatário, no prompt do sistema Unix. Por exemplo: talk jornalismo@jfservice.com.br . Se você não trabalha diretamente com o sistema operacional Unix, pode usar o programa WinTalk for Windows.

    Finger

    O Finger é um comando para obter mais informações sobre usuários na Internet. Usando finger, você pode verificar se um endereço eletrônico está correto, obter o nome de um usuário, descobrir se ele está atualmente conectado ou qual foi a última vez que ele entrou na máquina. E ainda pode descobrir qual foi a última vez que ele leu mensagens e qual foi a última vez que ele recebeu mensagens. Se este usuário tiver deixado disponíveis informações como endereço residencial, telefones, etc, você também poderá saber através do comando finger.

    Fontes:

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.