Conhe?a melhor a Internet
A Rede al?m do e-mail e da Web

Luciana Mendon?a
16/06/2000

Os dois servi?os que mais se popularizaram desde a abertura comercial da Internet s?o mesmo a World Wide Web (WWW) e o correio eletr?nico (e-mail). Mas a Rede pode ser usada para muitos outros fins. Se voc? ainda n?o sabe quais, confira nosso guia de tecnologias:

IRC

O IRC (Internet Relay Chat) foi escrito originalmente por Jarkko Oikarinen em 1988. Desde suas primeiras utiliza?es na Finl?ndia,o n?mero de seus adeptos vem crescendo. O IRC ? um sistema de chat multi-usu?rio, onde pessoas se conhecem em canais (salas, cidades virtuais etc...) para conversar em grupos ou sess?es privadas.

? composto basicamente por um servidor de IRC, que ? por onde as mensagens s?o gerenciadas e distribu?das corretamente a seus usu?rios, que devem possuir um programa cliente de IRC, como o mIRC. Os servidores de IRC est?o todos ligados entre si, formando a chamada Rede de IRC.

As conversas ocorrem quase em tempo real, o que significa que voc? digita uma frase, pressiona a tecla ENTER e o que voc? acabou de digitar aparecer? para todas as pessoas com as quais voc? estiver conversando, ou seja, que estiverem na mesma sala.

Listas de discuss?o

As listas de discuss?o s?o usadas por grupos de pessoas com interesses em comum. Por exemplo, se voc? gosta de m?sica, pode assinar uma lista em que o assunto seja este. Assim, voc? est? apto a enviar e receber mensagens (atrav?s de e-mail) para e de todas as pessoas que assinam a mesma lista. A facilidade est? no fato de voc? enviar um ?nico e-mail e todos os assinantes receberem sua mensagem.

Como isso ? poss?vel? Em algum computador na Internet, instala-se um programa chamado ?gerenciador de lista? ou ?listserver?. Esse programa mant?m uma lista dos assinantes da lista, recebendo e mandando mensagens de forma semi-autom?tica.

FTP

O FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transfer?ncia de Arquivo) ? a forma utilizada para transferir arquivos (de fotos, imagens, som, v?deo, texto, programas) de um computador para Web-sites armazenados em um servidor e vice-versa. Para ?fazer um FTP?, ? preciso ter instalado um programa cliente de FTP, como o WS-FTP. Este recurso ? muito usado por ?webmasters?, os construtores de home-pages.

Como fazer FTP? ? preciso que voc? tenha uma identifica??o com o servidor (login e senha). A menos que se utilize FTP an?nimo (anonymous FTP). Existem muitos gigabytes de informa?es dispon?veis em FTP an?nimo nas m?quinas da Internet ao redor do mundo. Nesses locais podem-se encontrar programas fontes, programas objetos, sistemas inteiros, documentos, ou seja, todo tipo de informa??o em arquivos de computador. Normalmente no FTP an?nimo o login ? a palavra anonymous.

Usenet

A Usenet ? outra forma de comunica??o em grupo, semelhante ?s listas de discuss?o, mas,neste caso, as mensagens n?o s?o distribu?das por correio-eletr?nico. Cerca de 20 mil newsgroups (grupos de discuss?o) est?o dispon?veis, com temas diferentes, em m?quinas sede. O usu?rio precisa ir at? uma dessas m?quinas por onde os newsgroups circulam. Ali, poder? ler (tendo a op??o tamb?m de arquivar o conte?do na sua m?quina), responder, criar uma nova mensagem ou reenvi?-la para algu?m. Dessa forma, as mensagens de um newsgroup n?o circulam em desperd?cio. Ao contr?rio, s?o acessadas somente pelos que nelas t?m interesse.

A Usenet pode ser vista como uma biblioteca p?blica na qual cada livro cobre a discuss?o de um t?pico diferente. Est? dividida em categorias: computadores (comp); ci?ncia (sci); recrea??o (rec); t?picos diversos (misc); t?picos alternativos (alt); discuss?o sobre o software e a organiza??o da USENET (news); t?picos sociais (soc); t?picos "quentes" (talk); neg?cios (biz).

Gopher

Gopher ? uma ferramenta de busca de informa?es na Internet. A maioria dos provedores de acesso disponibilizam servidores Gopher. Existem programas especiais para o servi?o, mas a ferramenta pode ser utilizada a partir da World Wide Web, o que torna a navega??o mais atraente.

Com esta ferramenta, percorre-se uma s?rie de menus para localizar informa??o em qualquer computador conectado ? rede que esteja usando o software Gopher. O resultado ? um sistema de informa??o que cobre toda Internet e que se costuma chamar de Gopherspace.

Os documentos e informa?es dispon?veis em instala?es de sistema Gopher s?o pr?prios para a organiza??o de bancos de dados. Um dos itens mais populares do Gopher ? o Ver?nica, um sistema de busca por palavra-chave que vasculha constantemente todos os ?ndices dos Gophers no mundo inteiro.

Telnet

H? v?rias maneiras de se ter acesso a bancos de dados na Internet. Uma forma bastante difundida ? a ferramenta chamada Telnet (de Telephone Network). O sistema permite a um usu?rio entrar em outra m?quina ligada ? Internet. Para isso, ? preciso ter uma conta de acesso, com senha. ? como se voc?, ao conectar-se a um outro computador, estivesse sentado em frente ao teclado do novo computador. A vantagem ? que voc? pode armazenar ou executar neste outro computador informa?es e servi?os que n?o caberiam somente no seu computador pessoal.

Com Telnet ? poss?vel estabelecer uma liga??o com milhares de computadores remotos localizados em diversas partes do mundo, bastando saber o nome de cada computador. Hoje em dia, os pontos de presen?a de empresas (?reas contendo informa?es localizadas em computadores ligados ? Internet) prev?em a possibilidade de um cliente usar TELNET para ter acesso ?s suas informa?es.

Talk

Talk ? um programa de comunica??o que permite a conversa simult?nea entre usu?rios na Internet. ? um recurso muito usado especialmente dentro de organiza?es (empresas, universidades).

Para estabelecer uma comunica??o por talk, um dos usu?rios deve inici?-lo com o comando: talk endere?o eletr?nico do destinat?rio, no prompt do sistema Unix. Por exemplo: talk jornalismo@jfservice.com.br . Se voc? n?o trabalha diretamente com o sistema operacional Unix, pode usar o programa WinTalk for Windows.

Finger

O Finger ? um comando para obter mais informa?es sobre usu?rios na Internet. Usando finger, voc? pode verificar se um endere?o eletr?nico est? correto, obter o nome de um usu?rio, descobrir se ele est? atualmente conectado ou qual foi a ?ltima vez que ele entrou na m?quina. E ainda pode descobrir qual foi a ?ltima vez que ele leu mensagens e qual foi a ?ltima vez que ele recebeu mensagens. Se este usu?rio tiver deixado dispon?veis informa?es como endere?o residencial, telefones, etc, voc? tamb?m poder? saber atrav?s do comando finger.

Fontes: