Juiz de Fora 150 anos em um minuto:
Os fatos e personalidades que constru?ram a hist?ria da cidade.
Novas cr?nicas todos os dias, de segunda a sexta.
Uma iniciativa da R?dio FM Itatiaia e do JFService

28/07/2000

Ou?a a cr?nica
Disco "Samba ? povo"
"Samba ? povo". Foi com este nome e reunindo m?sicas de compositores da cidade que Juiz de Fora viu nascer um dos primeiros trabalhos em homenagem ? mem?ria musical do munic?pio. O disco, cuja festa de lan?amento foi programada por Jos? Carlos de Lery Guimar?es, contou com o patroc?nio da Prefeitura, na administra??o do ent?o prefeito Itamar Franco. O evento foi promovido no Bar e Restaurante Rio Lima, localizado na antiga Rua da Direita, atual Avenida Rio Branco. O lan?amento foi comemorado com os deliciosos quitutes preparados pela respeit?vel Dona Rosinha, m?e de Bidu, propriet?rio do Rio Lima. Os homenageados do cen?rio musical de Juiz de Fora foram Alfredo Toschi, Ministrinho, Camar?o, N?lson Silva, Oceano Soares e muitos outros, todos presentes no local, no dia da festa. Apesar de a tecnologia da ?poca n?o permitir a produ??o de um disco com a qualidade desejada, o registro, por si s?, foi de uma import?ncia indiscut?vel. Afinal, tratava-se de um dos primeiros trabalhos que reunia grandes nomes do meio art?stico da cidade.

Ou?a a cr?nica
O fim do bonde
A festa do lan?amento do disco "Samba ? povo", reunindo m?sicas de compositores de Juiz de Fora, acabou sendo marcada por um misto de alegria e tristeza. O motivo: o ?ltimo bonde de Juiz de Fora seria definitivamente recolhido para as oficinas da Prefeitura, no bairro Alto dos Passos. Na Avenida Rio Branco, no ponto central, estava o velho bonde, parado bem em frente ao Restaurante Rio Lima. Do outro lado da rua, ficava o Bar Gato Preto, de propriedade de Geraldo e Jaime Gomes. O estabelecimento s? fechava suas portas ? meia noite. Naquele dia, por?m, elas fecharam mais cedo. Como seria a ?ltima viagem, n?o havia fregu?s que n?o quisesse se despedir do bonde, ve?culo sobre trilhos que integrou parte da hist?ria da cidade. No comando, o motorneiro Pedro Ferreira n?o conseguia conter as l?grimas. O bonde de tantas alegrias e viagens, de tantos namoros, de in?meros calotes dados pelos estudantes deveria agora ceder espa?o para as modernas e possantes m?quinas. Na ?poca, j? trafegavam pela Rio Branco, Simca, Mercedes-Benz, Alfa-Romeo, Dodge, Vemaguete, Vespa, Lambreta e muitos outros.

Ou?a a cr?nica
Rosely Bonfante
O que t?m em comum o anivers?rio da Xuxa, os casamentos de Rom?rio e Tande, as festas de Carmen Mayrink Veiga, Gl?ria Mariani e a festa dos 50 anos do Maracan?? S?o exatamente os bolos confeccionados pela juizforana Rosely Bonfante, em seu buffet em Juiz de Fora. Rosely aprendeu a profiss?o desde os 16 anos, com sua tia Iracema Gon?alves da Silva, uma pioneira na confec??o de doces e bolos para festas e casamentos. Trabalhando junto com seu irm?o Tarc?sio Picorelli, montaram um buffet e chegaram a ter dois restaurantes sob sua responsabilidade. Hoje o buffet se dedica apenas ?s festas, como as organizadas para a inaugura??o da Sider?rgica Mendes J?nior, White Martins e Usina de Sobradinho, al?m de ser respons?vel pela feijoada do colunista C?sar Romero, desde a primeira realizada em 1992. Em 1993, Rosely foi a Londres onde participou de um curso sobre t?cnica de cobertura de bolos, que agora pretende industrializar e comercializar no Brasil e pa?ses da Am?rica do Sul. Em todos os lugares nos quais comparece, Rosely faz quest?o de divulgar Juiz de Fora, onde continua trabalhando, apesar das propostas recebidas para se instalar em outras cidades. Tarc?sio e Rosely destacam tamb?m o incentivo que receberam dos pais, Irene e Gabriel Gon?alves da Silva, o Bi?, radialista, desportista e pol?tico de importante participa??o na vida de nossa cidade.

Cr?ditos:
Texto e ?udio - Equipe de Jornalismo R?dio FM Itatiaia JF
Edi??o Internet e recursos digitais - Equipe JFService / ArtNet