Como cuidar das unhas O que fazer para manter a saúde e a beleza das unhas

Flavia Ferreira
* Colaboração
02/10/1998

Quem pensa que é fácil manter unhas bonitas e saudáveis, está muito enganado! Não basta freqüentar salões toda semana, nem retocar as unhas todos os dias. Ao contrário do que se pensa, isto pode até prejudicar a beleza delas.

Alguns cuidados são fundamentais para manter a saúde das unhas. Retirar o esmalte pelo menos dois dias antes de refazer as unhas, não tirar cutículas, utilizar algum tipo de fortalecedor, como o famoso "casco de cavalo" e mantê-las sempre curtas e limpas são princípios básicos para garantir a saúde e beleza das unhas.

Um dos problemas mais comuns é a escamação, causada pelo enfraquecimento das unhas. Isto se dá muitas vezes pela má alimentação e carência de vitaminas. "Quando se observa alguma alteração na coloração, textura, aparecimento de pequenas manchas brancas, é aconselhável procurar um nutricionista para fazer um balanceamento na dieta alimentar", explica a esteticista Alcione Marocolo.

Outro problema freqüente e difícil de ser tratado é a onicomicose - micose da unha. O tratamento é feito através de via oral e cremes tópicos. Segundo a Drª. Lúcia Helena Pereira Altomar, dermatologista do centro Dermaclin, os problemas com as unhas são devido, não só à carência alimentar e à freqüente umidade nas unhas, mas também à problemas hormonais.

Mas as mulheres também estão sempre de olho na moda! Mesmo com as novidades como a bicolor - unhas pintadas meio-a-meio de cores diferentes ou ainda um dedo pintado de cada cor - as brasileiras, no dia-a-dia, preferem as cores mais naturais, costumam optar pelo esmalte clarinho e pelas unhas curtas. Afinal de contas, moramos num país tropical!

* Flavia Ferreira é estudante do 4º período
da Faculdade de Comunicação da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.