Como cuidar das unhas O que fazer para manter a sa?de e a beleza das unhas

Flavia Ferreira
* Colabora??o
02/10/1998

Quem pensa que ? f?cil manter unhas bonitas e saud?veis, est? muito enganado! N?o basta freq?entar sal?es toda semana, nem retocar as unhas todos os dias. Ao contr?rio do que se pensa, isto pode at? prejudicar a beleza delas.

Alguns cuidados s?o fundamentais para manter a sa?de das unhas. Retirar o esmalte pelo menos dois dias antes de refazer as unhas, n?o tirar cut?culas, utilizar algum tipo de fortalecedor, como o famoso "casco de cavalo" e mant?-las sempre curtas e limpas s?o princ?pios b?sicos para garantir a sa?de e beleza das unhas.

Um dos problemas mais comuns ? a escama??o, causada pelo enfraquecimento das unhas. Isto se d? muitas vezes pela m? alimenta??o e car?ncia de vitaminas. "Quando se observa alguma altera??o na colora??o, textura, aparecimento de pequenas manchas brancas, ? aconselh?vel procurar um nutricionista para fazer um balanceamento na dieta alimentar", explica a esteticista Alcione Marocolo.

Outro problema freq?ente e dif?cil de ser tratado ? a onicomicose - micose da unha. O tratamento ? feito atrav?s de via oral e cremes t?picos. Segundo a Dr?. L?cia Helena Pereira Altomar, dermatologista do centro Dermaclin, os problemas com as unhas s?o devido, n?o s? ? car?ncia alimentar e ? freq?ente umidade nas unhas, mas tamb?m ? problemas hormonais.

Mas as mulheres tamb?m est?o sempre de olho na moda! Mesmo com as novidades como a bicolor - unhas pintadas meio-a-meio de cores diferentes ou ainda um dedo pintado de cada cor - as brasileiras, no dia-a-dia, preferem as cores mais naturais, costumam optar pelo esmalte clarinho e pelas unhas curtas. Afinal de contas, moramos num pa?s tropical!

* Flavia Ferreira ? estudante do 4? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF