Batom: uma necessidade com ares de acess?rio Saiba a import?ncia de usar o produto, os cuidados na hora de compr?-lo e confira as cores que brilham neste ver?o

Emilene Campos
*Colabora??o
20/01/1999

Fundamental para hidrata??o e prote??o dos l?bios, o batom ? considerado a maquiagem que mais valoriza o rosto das mulheres. ?Deve ser usado todos os dias, especialmente por mulheres que t?m l?bios carnudos ou que se ressecam com facilidade?, explica a dermatologista Cristina Mansur. Al?m de hidratar e embelezar, o batom forma uma camada que impede o cont?gio de alergias provocadas por part?culas presentes no ar ou veiculadas pelas pr?prias m?os.

Quem quiser aproveitar as vantagens do produto e ficar na moda deve seguir as dicas da consultora de tend?ncias Nicole Nandes Sobrinho de um sal?o de beleza da cidade. Ela diz que o segredo ? em investir em tons claros, principalmente as varia?es de rosa. Durante o dia, os batons ultrafixantes s?o os mais indicados, porque d?o uma textura aveludada, mais natural. Segundo Nicole, a tend?ncia da esta??o ? a maquiagem que d? apar?ncia de rosto lavado. "Quanto mais claro o batom, mais cor de boca melhor", enfatiza.

E podem ficar despreocupadas, porque Cristina Mansur garante que n?o h? nada de nocivo na composi??o do batom ultrafixante e at? recomenda sua utiliza??o. O batom n?o sai com facilidade porque ? usada uma cera especial que repele ?gua. "A ?nica diferen?a em rela??o a outros ? que ele hidrata menos", esclarece a dermatologista. O mesmo vale para os batons cuja aplica??o, em tese, dura 24 horas.

Para dar um toque de glamour ? noite, d? prefer?ncia ao gloss com, ou sem, gl?ter (purpurina) e esque?a os contornos a l?pis (a menos que eles sejam t?o claros quanto o batom). Apesar do brilho, o gloss tamb?m hidrata menos, "mas podem ser usados sobre outro tipo de batom", garante a dermatologista.

Al?m da cor, voc? deve ficar atenta a outros detalhes no momento de comprar seu batom. O produto tem que conter subst?ncias hidratantes, filtro solar e uma consist?ncia m?dia, nem muito duro porque dificulta a aplica??o nem muito mole, porque escorre. Outro ponto importante que Cristina Mansur esclarece ? a qualidade do corante. "Um produto de m? qualidade pode provocar alergias", alerta.

*Emilene Campos ? estudante do 8? per?odo de Comunica??o Social da UFJF