• Assinantes
  • Mulher

    Tendências da moda outono/inverno 99

    Fique por dentro da nova linguagem da moda deste ano, com as dicas da estilista juizforana Carminha Lopes.

    30/04/99

    A moda este ano está complexa, não segue uma linha rígida e, por isto, deixa a todos perdidos. Na verdade, está ficando difícil manter um visual clean e ficar elegante. É preciso carregar na produção com detalhes que destaquem e valorizem o visual. Como a ordem é ornamentar, surgem idéias brilhantes, coloridas, inspiradas em estilos ecléticos que variam desde os anos 20 até a moda Clubber. Mas o que está realmente em alta é o Hippie Chique e a moda Indiana moderna.

    O Indiano estará presente em estampas coloridas, sedas bordadas em relevo ou fios metalizados. Um lenço preto com bordados em delicados fios dourados dá à roupa do dia-a-dia um ar moderno. O Hippie Chique mistura estilos. Xales franjados, jeans pintados (como na foto), bordados, enormes bocas de sino e banas (faixas) na cintura. Roupas que podem estar abandonadas num cantinho do guarda roupa e podem ser recicladas, numa releitura do que foi moda nos anos 70.

    Dos anos 20 vêm as saias e os vestidos longos em musselines, tafetás, veludos, georgettes, bordados em canoutilhos e cristais, tecidos leves e transparentes. Boleros, capas, estolas e xales irão acompanhar os vestidos bem decotados deste inverno. Para aumentar o clima, a saia plissada está de volta. As pregas são obrigatórias o que não exclui as saias lisas, sejam longas ou no joelho. Mas a micro é tendência teen, usada com bota ou meia três quartos.

    No capítulo das calças quase tudo é permitido. O jeans básico continua, mas pode sofrer mudanças de estilo. De cara nova, ele aparece bordado, pintado, despojado, com bolsos deslocados (como a calça cargo da foto). Destaque para as peças com lavagem sem produtos químicos, respeitando o desbotamento natural do tecido. As calças retas são o must, geralmente em bistrech, twill ou lã texturizada. A turma jovem vai usar com cintura baixa e body. O ponto forte é a barra acima do tornozelo fazendo uma proporção nova. A pantalona, tanto usada nos anos 80, aparecerá nos ternos, jeans e sarja.

    As cores do outono/inverno deste ano não parecem trazer muita novidade. Cinza, mescla, vermelho, preto, cru e branco são as principais. Mas todas as grandes marcas lançaram combinações coloridas: verde militar, beterraba, azuis (vários tons), amarelo e laranja (mix) Os metalizados também estão em alta. Sentiremos falta do marrom do ano passado. Mais uma vez a confecção Prada dita suas ordens fazendo as seguintes combinações: vermelho, preto e cru; bordeau, preto e cru; bordeau ou vermelho, cinza e cru. Quem quiser seguir, não vai se arrepender!

    Os tecidos vão privilegiar o nylon nas camisas, blusões, calças e bolsas. As camisas ficarão especiais com jeans, bistretch e saia – lápis em malha. Inspiração nas roupas de esqui. Aparecem os Mohair e Tweed. Mohair em cashemeres e angorás, tricôs e tecidos com pêlo aparente. Seguindo esta linha vêm as golas de pele, o feltro, sucesso nas japonesas, jaquetas e cachecol franjados. O Tweed é o tecido mescla principalmente em preto e cinza, usado em casacos, calças de corte reto e blazers. A lã espinha de peixe segue também a mesma linha. Em modelos com acabamento de alfaiataria.

    As novas idéias ficam por conta das capinhas curtas – over – em cima de vestidos decotados ou malhas cavadas. Do capuz, que aparece em camisas, blusas de malha ou tricô, blazers e casacos. O abotoamento com zíper ganha as versões colchete ou velcro. A gola alta reaparece, com ou sem manga, alongando a silhueta. Para completar, o visual Clubber continua com força total, cheio de jogos de cores e muito glitter.

    Colaboração: Luciana Lima
    Estudante do 6º período de Jornalismo
    da Facom, UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.