Tend?ncias da moda outono/inverno 99

Fique por dentro da nova linguagem da moda deste ano, com as dicas da estilista juizforana Carminha Lopes.

30/04/99

A moda este ano est? complexa, n?o segue uma linha r?gida e, por isto, deixa a todos perdidos. Na verdade, est? ficando dif?cil manter um visual clean e ficar elegante. ? preciso carregar na produ??o com detalhes que destaquem e valorizem o visual. Como a ordem ? ornamentar, surgem id?ias brilhantes, coloridas, inspiradas em estilos ecl?ticos que variam desde os anos 20 at? a moda Clubber. Mas o que est? realmente em alta ? o Hippie Chique e a moda Indiana moderna.

O Indiano estar? presente em estampas coloridas, sedas bordadas em relevo ou fios metalizados. Um len?o preto com bordados em delicados fios dourados d? ? roupa do dia-a-dia um ar moderno. O Hippie Chique mistura estilos. Xales franjados, jeans pintados (como na foto), bordados, enormes bocas de sino e banas (faixas) na cintura. Roupas que podem estar abandonadas num cantinho do guarda roupa e podem ser recicladas, numa releitura do que foi moda nos anos 70.

Dos anos 20 v?m as saias e os vestidos longos em musselines, tafet?s, veludos, georgettes, bordados em canoutilhos e cristais, tecidos leves e transparentes. Boleros, capas, estolas e xales ir?o acompanhar os vestidos bem decotados deste inverno. Para aumentar o clima, a saia plissada est? de volta. As pregas s?o obrigat?rias o que n?o exclui as saias lisas, sejam longas ou no joelho. Mas a micro ? tend?ncia teen, usada com bota ou meia tr?s quartos.

No cap?tulo das cal?as quase tudo ? permitido. O jeans b?sico continua, mas pode sofrer mudan?as de estilo. De cara nova, ele aparece bordado, pintado, despojado, com bolsos deslocados (como a cal?a cargo da foto). Destaque para as pe?as com lavagem sem produtos qu?micos, respeitando o desbotamento natural do tecido. As cal?as retas s?o o must, geralmente em bistrech, twill ou l? texturizada. A turma jovem vai usar com cintura baixa e body. O ponto forte ? a barra acima do tornozelo fazendo uma propor??o nova. A pantalona, tanto usada nos anos 80, aparecer? nos ternos, jeans e sarja.

As cores do outono/inverno deste ano n?o parecem trazer muita novidade. Cinza, mescla, vermelho, preto, cru e branco s?o as principais. Mas todas as grandes marcas lan?aram combina?es coloridas: verde militar, beterraba, azuis (v?rios tons), amarelo e laranja (mix) Os metalizados tamb?m est?o em alta. Sentiremos falta do marrom do ano passado. Mais uma vez a confec??o Prada dita suas ordens fazendo as seguintes combina?es: vermelho, preto e cru; bordeau, preto e cru; bordeau ou vermelho, cinza e cru. Quem quiser seguir, n?o vai se arrepender!

Os tecidos v?o privilegiar o nylon nas camisas, blus?es, cal?as e bolsas. As camisas ficar?o especiais com jeans, bistretch e saia ? l?pis em malha. Inspira??o nas roupas de esqui. Aparecem os Mohair e Tweed. Mohair em cashemeres e angor?s, tric?s e tecidos com p?lo aparente. Seguindo esta linha v?m as golas de pele, o feltro, sucesso nas japonesas, jaquetas e cachecol franjados. O Tweed ? o tecido mescla principalmente em preto e cinza, usado em casacos, cal?as de corte reto e blazers. A l? espinha de peixe segue tamb?m a mesma linha. Em modelos com acabamento de alfaiataria.

As novas id?ias ficam por conta das capinhas curtas ? over ? em cima de vestidos decotados ou malhas cavadas. Do capuz, que aparece em camisas, blusas de malha ou tric?, blazers e casacos. O abotoamento com z?per ganha as vers?es colchete ou velcro. A gola alta reaparece, com ou sem manga, alongando a silhueta. Para completar, o visual Clubber continua com for?a total, cheio de jogos de cores e muito glitter.

Colabora??o: Luciana Lima
Estudante do 6? per?odo de Jornalismo
da Facom, UFJF