• Assinantes
  • Autenticação
  • Mulher
    Revival
    Moda coloca o século em voga

    Ana Maria Reis
    14/08/2000

    Reciclar o que já foi da mamãe é coisa comum para quem gosta de andar na moda. Acontece porque o século XX está sendo revisto por estilistas, designers e grifes. Tudo, lógico, com uma releitura mais moderna, utilitária e sobretudo básica. Enfim, um revival com a cara do ano 2000.

    O jeans é uma unamimidade, mas não chega a ofuscar tecidos com o chiffon e a seda. Neste mercado democrático, tem espaço para todo tipo de estilo - do glamouroso ao casual. Nada muito rígido, mesmo porque a idéia de tempo mudou bastante na última década. O que demorava para virar moda no Brasil, hoje já é consumido quase que em tempo real, da prêt-a-porter parisiense para as passarelas do Rio e São Paulo.

    “A rapidez com que as informações são trocadas afetou diretamente as novas coleções e o conceito de tempo. O que antes levava um ou dois meses para sair de moda, agora deixa de estar em questão de semanas”, explica a modelo e editora do site Morango, Alessandra Müller.

    Todas as tendências viram passado rapidamente e, o passado, acabou virando a vedete fashion deste início de século. Minimalismo ou hippiesmo, maxi-pantalonas e calças capri, saias bufantes ou a sobriedade da Duquesa de Windsor, a eternidade de Chanel ou o quentíssimo Haten, todos em um mix de tempo e estilo que invade os guarda-roupas de todas nós.

    Moda Iôiô

    Para a consultora de moda Carminha Lopes, a moda é um grande "iôiô". O quque vai, acaba voltando. Quem tem entre 30 e 40 anos, acostumou a ver a mãe e as tias vestindo o que suas filhas consomem nas vitrinas dos shoppings. A diferença entre o que já foi moda e o que é hoje, é a funcionalidade das roupas. "Tudo está mais básico e confortável", completa Carminha.

    O básico, porém, não deve ser confundido com a mesmice que os modismos sugerem. Com a profissionalização do mundo fashion, muitos designers pecam pelo comum, já que o compromisso é com o mercado consumidor.

    O que está de volta:

    • Anos 20 - delicadeza da renda e acessórios ultra-feminina
    • Anos 30 - o glamour das divas do cinema
    • Anos 40 - crochê sobre vestido em seda
    • Anos 50 - vestidos vaporosos


    Anos 60 - cintos largos sobre vestidos

    Anos 70 - psicodelismo nas estampas de blusas, saias, vestidos

    Anos 80 - minimalismo oriental e uso do preto e branco

    Anos 90 - a alta tecnologia dos tecidos

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.