UEMG x PJF
Parceria quer transformar cidade em pólo de Design

Emilene Campos
19/10/99

Uma boa opção para quem gosta ou pretende aperfeiçoar seus conhecimentos na área de design é o Programa Juiz de Fora Design. Resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e a Prefeitura de Juiz de Fora, o projeto quer transformar a cidade num pólo de desenvolvimento e prestação de serviços nesta área. Para isso, serão oferecidos, regularmente, cursos, palestras e exposições didáticas. Além de profissionais, estudantes também poderão participar das atividades.

O Coordenador do Programa, Yara Mattos, espera que a medida incentive as empresas de Juiz de Fora a contratarem os serviços dos profissionais locais. “Na maioria das vezes, os empresários recorrem a designers de outras cidades para elaborarem seus projetos”, relata Mattos. Além de estimular a qualificação profissional do setor, o programa pretende ainda motivar empresas e prestadores de serviços a investirem na área, que inclui desde a programação visual, como uniformes e papelaria, até desenvolvimento de design de móveis e vestuário.

A primeira atividade do Programa Juiz de Fora Design acontece dia 22 de outubro, às 20h, no Senai, Av. Rio Branco, 1219 . Serão realizadas três palestras: O Design como Estratégia Competitiva da Empresa, Design Comunicacional e Estudo de Caso, com os professores da UEMG, Romeu Dâmaso de Oliveira, Bernadete Teixeira e Denise Lamy. A entrada é gratuita e não há pré-requisitos para participação.

Já no dia 25 de outubro começa o curso Design Têxtil de Superfície. Com 40 horas de duração, a atividade é destinada a profissionais e empresários do setor têxtil, e estudantes. O aluno vai participar de oficinas e processos de criação da estamparia, além de aprender técnicas de representação. As aulas serão realizadas no Senai, até 12 de novembro, sempre de segunda quinta-feira, no horário de 19h30 às 22h. Estão sendo oferecidas 30 vagas e o investimento é de R$80, pago no ato da matrícula. Se houver muita demanda, o curso poderá ser reeditado, segundo Yara Mattos. As inscrições devem ser feitas no Senai,Av. Rio Branco, 1219 , onde também podem ser obtidas outras informações. Telefone para contato: 229-2233.

A idéia de criar o programa surgiu após análise de diagnósticos do Plano Estratégico, no qual verificou-se a necessidade de aumentar competitividade das indústrias da região. A intenção é agregar valor aos produtos através da incorporação do design. A oficialização do programa é dia 21 de outubro, às 20h, no Senai,Av. Rio Branco, 1219 , quando será assinado o termo de cooperação entre a Prefeitura de Juiz de Fora e a Universidade Estadual de Minas Gerais.

O Juiz de Fora Design vai envolver professores e estudantes da Escola de Design, da UEMG, e conta, ainda, com a parceria da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Governo de Minas Gerias, Sebrae, Senai, Senac, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Funalfa, além do Centro Industrial, Associação Comercial e Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.