• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios

    Conjuntura econômica nacional
    e regional é tema de debate na UFJF

    A conjuntura nacional e regional será tema do Painel de Conjuntura Econômica que acontece no dia 16 de setembro, quarta-feira, às 9h, no Anfiteatro da Faculdade de Educação da UFJF. O evento acontece bimestralmente, organizado pelo Grupo de Conjuntura Econômica do Núcleo de Pesquisas da Faculdade de Economia e Administração da UFJF (NUPE-FEA). Participam do debate professores e estudantes da UFJF, assim como representantes de empresas públicas e privadas, institutos de pesquisas, órgãos públicos, sindicatos e outros interessados.

    O Painel acontece desde 1993, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFJF. A coordenação é da professora Suzana Quinet, juntamente com oito bolsistas. Dentre os temas nacionais, as discussões abordam nível de atividade econômica e emprego, política cambial e setor externo, política monetária e nível de preços, política fiscal e sistema financeiro e economia agrícola. Com relação à Conjuntura Regional são analisados os temas nível de atividade econômica no município de Juiz de Fora e finanças municipais.

    O trabalho dirigido por Suzana Quinet é uma das atividades do NUPE, que desenvolve diversas atividades ligadas ao contexto regional, em parceria com instituições nacionais. O Nupe foi criado em 1992, com recursos obtidos junto à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). O coordenador é o professor Fernando Salgueiro Perobelli.

    A primeira atuação do Núcleo foi pesquisar a recente industrialização de Juiz de Fora. Atualmente os pesquisadores estão em andamento com três trabalhos: a previsão da produção industrial de Minas Gerais, a avaliação dos impactos regionais a serem produzidos pela Mercedes-Benz em Juiz de Fora e uma análise das potencialidades de desenvolvimento dos municípios da região de Juiz de Fora.

    Outro projeto desenvolvido pelo Nupe é o cálculo mensal do Custo Unitário Básico (CUB) por metro quadrado para a construção civil em Juiz de Fora. Mais informações sobre a análise do CUB podem ser obtidas na seção Dicas do caderno JF Imóveis.

    Os telefones de contato do Nupe são 229-3530 e 229-3528. O Núcleo está na Internet, no endereço http://www.pet.ufjf.br/~nupe-fea .

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.