Empresas conquistam mercado através da Internet

12/11/98

Maior rapidez na divulgação dos seus produtos. Esse é o principal motivo que vem fazendo várias empresas da cidade possuir uma home-page. Além de ser uma forma bastante eficaz de publicidade, a Internet é a maneira mais eficiente de manter o consumidor informado sobre promoções e eventos, e ainda conhecer a opinião do público sobre produtos através de e-mails.

Esse é o caso da Associação dos Cegos de Juiz de Fora, que apesar de ser uma instituição sem fins lucrativos, mantém um site há dois anos com o objetivo de tornar a instituição mais conhecida. O site abrange desde o histórico da instituição até o cadastro de novos sócios contribuintes. De acordo com o encarregado do CPD da Associação dos Cegos, Alexandre de Castro, a maior vantagem que a Internet trouxe foi acelerar o contato com outras associações nacionais e internacionais, como a Organização Nacional dos Cegos da Espanha, ONCE.

Porém, nem todas as empresas tiveram sucesso no novo empreendimento. Um exemplo que não deu certo é a Thema Veículos, uma das primeiras empresas da cidade a apostar na divulgação dos seus produtos através da nova mídia. O programa deu errado não por ineficiência da Internet, mas porque a empresa não mantinha a manutenção do site, que se encontra desatualizado há mais de um ano.

Na guerra para ganhar o consumidor, a empresa que tem uma home-page sai na frente. Pelo computador fica mais rápido fechar negócios, marcar reuniões, manter contato com fornecedores, distribuidores e cliente, além de reforçar a marca da empresa no mercado e fazer as vendas subirem. Com tudo isso, quem sai lucrando é o consumidor, que, além de ficar por dentro dos mais novos lançamentos e promoções da empresa de sua preferência, pode fazer suas compras com o conforto e a qualidade que a "loja-virtual" pode trazer. Acessando o Click Mart, que funciona desde maio no JFService, o público já encontra esse tipo de serviço.

E com a concorrência cada vez maior, a empresa que não possuir um site vai perder mercado. A onda do momento é comprar e vender pela Internet, e até mesmo quem não teve uma experiência muito boa não tem dúvidas a respeito da eficiência do sistema. "Queremos criar uma home-page mais atrativa para o público, onde os consumidores poderão até mesmo fazer a revisão no seu carro com hora marcada. Voltaremos a investir na Internet. Hoje isso é imprescindível", afirma o Diretor da Thema Veículos, Alexandre Mendonça.

Colaboração: Fernanda Santarosa
estudante do 4° período
da Faculdade de Comunicação da UFJF.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.