Empresas conquistam mercado atrav?s da Internet

12/11/98

Maior rapidez na divulga??o dos seus produtos. Esse ? o principal motivo que vem fazendo v?rias empresas da cidade possuir uma home-page. Al?m de ser uma forma bastante eficaz de publicidade, a Internet ? a maneira mais eficiente de manter o consumidor informado sobre promo?es e eventos, e ainda conhecer a opini?o do p?blico sobre produtos atrav?s de e-mails.

Esse ? o caso da Associa??o dos Cegos de Juiz de Fora, que apesar de ser uma institui??o sem fins lucrativos, mant?m um site h? dois anos com o objetivo de tornar a institui??o mais conhecida. O site abrange desde o hist?rico da institui??o at? o cadastro de novos s?cios contribuintes. De acordo com o encarregado do CPD da Associa??o dos Cegos, Alexandre de Castro, a maior vantagem que a Internet trouxe foi acelerar o contato com outras associa?es nacionais e internacionais, como a Organiza??o Nacional dos Cegos da Espanha, ONCE.

Por?m, nem todas as empresas tiveram sucesso no novo empreendimento. Um exemplo que n?o deu certo ? a Thema Ve?culos, uma das primeiras empresas da cidade a apostar na divulga??o dos seus produtos atrav?s da nova m?dia. O programa deu errado n?o por inefici?ncia da Internet, mas porque a empresa n?o mantinha a manuten??o do site, que se encontra desatualizado h? mais de um ano.

Na guerra para ganhar o consumidor, a empresa que tem uma home-page sai na frente. Pelo computador fica mais r?pido fechar neg?cios, marcar reuni?es, manter contato com fornecedores, distribuidores e cliente, al?m de refor?ar a marca da empresa no mercado e fazer as vendas subirem. Com tudo isso, quem sai lucrando ? o consumidor, que, al?m de ficar por dentro dos mais novos lan?amentos e promo?es da empresa de sua prefer?ncia, pode fazer suas compras com o conforto e a qualidade que a "loja-virtual" pode trazer. Acessando o Click Mart, que funciona desde maio no JFService, o p?blico j? encontra esse tipo de servi?o.

E com a concorr?ncia cada vez maior, a empresa que n?o possuir um site vai perder mercado. A onda do momento ? comprar e vender pela Internet, e at? mesmo quem n?o teve uma experi?ncia muito boa n?o tem d?vidas a respeito da efici?ncia do sistema. "Queremos criar uma home-page mais atrativa para o p?blico, onde os consumidores poder?o at? mesmo fazer a revis?o no seu carro com hora marcada. Voltaremos a investir na Internet. Hoje isso ? imprescind?vel", afirma o Diretor da Thema Ve?culos, Alexandre Mendon?a.

Colabora??o: Fernanda Santarosa
estudante do 4? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF.