Padarias e Supermercados disputam consumidores

14/12/1998

O p?o nosso de cada dia j? n?o ? mais o mesmo. Se antes era um produto exclusivo e caracter?stico das padarias, hoje, a hist?ria mudou bastante e eles j? se tornaram verdadeiras vedetes nos supermercados. Basta constatar as filas para se comprar o p?o e os pre?os praticados que variam entre R$ 0,09 e R$ 0,06. Se por um lado o consumidor sai ganhando no pre?o, por outro as padarias est?o tendo que criar alternativas para vencer a concorr?ncia.

Jos? Roberto de Oliveira, vice presidente do Sindicato dos Panificadores, diz que os supermercados vendem os p?es muito baratos para atrair o consumidor, que acaba levando, segundo ele, outros artigos que s?o mais caros do que a m?dia. Utilizando-se deste dado, algumas padarias se associaram afim de firmar parcerias com os fornecedores, comprando mercadorias mais baratas em fun??o da grande quantidade . Assim, as empresas associadas lan?am um encarte com 15 a 20 itens em promo??o. De acordo com Jos? Roberto, o resultado foi um aumento de 5 a 10 por cento nas vendas com apenas dois folhetos publicados.



Outra forma de se proteger da concorr?ncia ?, segundo Fausto Zaiden da Mota, gerente da Maxi-P?o (Av. Independ?ncia, 1721; S?o Mateus), "personalizar o neg?cio, oferecer algo mais". Para ele, o que garante o movimento ? a criatividade no feitio dos p?es e a variedade unidos ? qualidade de produtos e servi?os (atendimento). "Aqui o cliente ? recebido com aten??o, no supermercado ele ? apenas um n?mero", diz.

O coordenador do departamento pessoal da P?o Maior (Av. Rio Branco, 3890 blA; Bom Pastor), Haroldo Alves da Silva, explica que o p?o barato dos supermercados n?o afeta diretamente as suas vendas porque uma das estrat?gias da P?o Maior ? servir uma clientela consumidora de produtos de alta qualidade. "O nosso forte n?o ? s? o p?ozinho, ? tamb?m a diversidade de itens".

Colabora??o: Renata Gama,
5? per?odo de Comunica??o - UFJF