Padarias e Supermercados disputam consumidores

14/12/1998

O pão nosso de cada dia já não é mais o mesmo. Se antes era um produto exclusivo e característico das padarias, hoje, a história mudou bastante e eles já se tornaram verdadeiras vedetes nos supermercados. Basta constatar as filas para se comprar o pão e os preços praticados que variam entre R$ 0,09 e R$ 0,06. Se por um lado o consumidor sai ganhando no preço, por outro as padarias estão tendo que criar alternativas para vencer a concorrência.

José Roberto de Oliveira, vice presidente do Sindicato dos Panificadores, diz que os supermercados vendem os pães muito baratos para atrair o consumidor, que acaba levando, segundo ele, outros artigos que são mais caros do que a média. Utilizando-se deste dado, algumas padarias se associaram afim de firmar parcerias com os fornecedores, comprando mercadorias mais baratas em função da grande quantidade . Assim, as empresas associadas lançam um encarte com 15 a 20 itens em promoção. De acordo com José Roberto, o resultado foi um aumento de 5 a 10 por cento nas vendas com apenas dois folhetos publicados.



Outra forma de se proteger da concorrência é, segundo Fausto Zaiden da Mota, gerente da Maxi-Pão (Av. Independência, 1721; São Mateus), "personalizar o negócio, oferecer algo mais". Para ele, o que garante o movimento é a criatividade no feitio dos pães e a variedade unidos à qualidade de produtos e serviços (atendimento). "Aqui o cliente é recebido com atenção, no supermercado ele é apenas um número", diz.

O coordenador do departamento pessoal da Pão Maior (Av. Rio Branco, 3890 blA; Bom Pastor), Haroldo Alves da Silva, explica que o pão barato dos supermercados não afeta diretamente as suas vendas porque uma das estratégias da Pão Maior é servir uma clientela consumidora de produtos de alta qualidade. "O nosso forte não é só o pãozinho, é também a diversidade de itens".

Colaboração: Renata Gama,
5º período de Comunicação - UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.