CRITT apóia pequenos empreendedores

29/12/98

Com o objetivo de integrar Universidade e Empresa, a UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, com o apoio do CNPq, criou o CRITT - Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia. O CRITT, ou Centro de Tecnologia, conta hoje com uma incubadora de empresas, núcleos de transferência de Tecnologia ( Núcleo Agro-Alimentar - NAA, Núcleo de Treinamento - NT, Núcleo Eletro-Eletrônica - NEE) e uma recém criada Incubadora de Cooperativas.

O Pequeno Empreendedor da região tem hoje no CRITT um Centro de apoio à formação e ao aperfeiçoamento de sua empresa e seu produto. Lá ele poderá encontrar programas de orientação, consultoria para criação de projetos de novos empreendimentos, tecnologia e mão-de-obra para desenvolver produtos inovadores, além de programas de incentivo com linhas de crédito a fundo perdido (em que o SEBRAE, por exemplo, investe na sua empresa sem retorno).

O processo para se conseguir o apoio do Centro de Tecnologia é muito simples. O empreendedor interessado pode procurar o CRITT, até mesmo sem dinheiro que dê para executar a sua idéia, e ainda sem um projeto concreto. O gerente da área escolhida pelo empreendedor encaminhará o desenvolvimento do projeto. A partir daí, o CRITT definirá o que será necessário para a criação desta nova empresa, como: recursos materiais e financeiros, equipamentos, espaço físico, mão-de-obra (o Centro de Tecnologia faz, inclusive, treinamentos), capital de giro necessário, entre outros. Para tanto, ele é credenciado como unidade executora do PATME - Programa de Apoio Tecnológico à Micro e Pequena Empresa, mantido pela FINEP/SEBRAE, além de manter convênio com outros orgãos de financiamento, como FAPEMIG, BDMG e BNDES.

A primeira empresa na cidade que nasceu incubada na UFJF foi a Quiral. Antes mesmo da criação do CRITT, ela surgiu dentro do Departamento de Química. A empresa desenvolveu o componente de um remédio para o tratamento de câncer conseguindo reduzir sensivelmente o preço do medicamento.

Hoje, com três anos de existência, o trabalho do Centro de Tecnologia já deu frutos. Em Passa Vinte foi desenvolvida uma fábrica de doces com projeto criado pelo CRITT para uma empreendedora da região. O CRITT também já criou softwares para gerenciamento de empresas, desenvolveu produtos tecnológicos, entre outros. Um projeto que deu certo foi o de um medidor de esforço de motoristas ao dirigirem grandes veículos como ônibus e caminhão. O produto foi desenvolvido para a Life Equipamentos de Segurança que hoje já o mantém no mercado.

Segundo o Gerente da Incubadora de Empresas, Ricardo Thielmann, o objetivo do CRITT é levar o conhecimento técnico para fora da Universidade. “O maior interesse do CRITT é pela Pequena Empresa que queira desenvolver um produto novo, uma invenção. Mas nós também trabalhamos com desenvolvimento de projetos mais simples que precisem de um acompanhamento.” O CRITT fica no Campus Universitário. O telefone é (032) 229-3435 e o endereço eletrônico é www.critt.ufjf.br. O email é critt@critt.ufjf.br.

Colaboração: Luciana Valentin de Souza Lima
estudante do quinto período de jornalismo
da Facom, UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.