UFJF oferece assessoria a cooperativas

Nasce em Juiz de Fora uma incubadora de cooperativas que promete criar alternativas para os "excluídos do mercado trabalho"

29/12/98

A UFJF oferece, a partir de janeiro, assessoria para quem quer montar uma cooperativa. É a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares que contará com serviços de assessoria desde a criação de cooperativas até a inserção no mercado, sem ônus em seu primeiro ano de vida. Além de apoio técnico necessário à reestruturação de cooperativas já existentes.

Pensando em facilitar uma forma alternativa de organização dos excluídos do mercado de trabalho e como busca de formas econômicas diferenciadas para enfrentar a atual situação econômica, a FINEP decidiu apoiar o projeto de Incubadora de Cooperativas. A Universidade Federal de Juiz de Fora faz parte das cinco Universidades selecionadas no país para receber o financiamento da FINEP para a manutenção de incubadoras de cooperativas. As outras Universidades selecionadas foram: Universidade de São Paulo, USP; Universidade Estadual da Bahia, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Federal do Ceará.

O cooperativismo segundo a coordenadora Geral da Incubadora, Sônia Maria Rocha Heckert, é uma das maneiras mais atuais de abrir um negócio. "Na cooperativa não existem patrões ou empregados, todos são cooperados. Ela é uma gestão democrática." diz Sônia.

As cooperativas são cada vez mais comuns e muitas vezes nós lidamos com elas no nosso dia-a-dia sem darmos conta. É o caso dos rádio taxis, da UNIMED e UNIODONTO, da lojinha de doces da rodoviária, e da CCPL, só para citar alguns exemplos. A Incubadora está instalada no CRITT- Centro de Integração e transferência Tecnológica, no campus da UFJF. O telefone é (032)229-3435. O endereço para correspondência eletrônica, temporariamente é critt@critt.ufjf.br. Também está incluído no projeto a criação de uma Home Page que está sendo elaborada por alunos bolsistas da Universidade.

Colaboração: Luciana Valentin de Souza Lima
Estudante do 5º período de jornalismo
da Facom, UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.