Serviço gratuito faz exame anti-HIV e
distribui preservativos

Repórter: Emilene Campos
07/10/99

Fazer o teste anti-HIV, gratuitamente, e ainda receber 12 preservativos por mês. Essas são algumas das vantagens de quem participa das palestras internas sobre AIDS do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas), R. Marechal Deodoro, 497, 7º andar. As reuniões educativas acontecem sempre às 8h30, de segunda à sexta, e às 13h30, às quartas e quintas. O conteúdo é direcionado às pessoas que pretendem realizar o exame, mas qualquer pessoa que quiser saber mais sobre a doença pode participar.

Os profissionais do Coas também realizam este trabalho em empresas e instituições. Nestes encontros, a equipe composta por médicos, psicólogos, enfermeiros discute ainda assuntos como biosegurança e segurança contra acidentes de trabalho. Para isso, o grupo multiprofissional lança mão de recursos como vídeos, cartilha, folders e jornais.

Quem estiver interessado em promover palestras em sua empresa ou instituição deve enviar um ofício para o Centro de Orientação. No documento deve constar local, data, horário, público alvo e um telefone para contato. Tão logo seja elaborada a programação da semana, a equipe confirma a realização do encontro.

Mas se para se informar, você prefere o ciberespaço, aponte o browser para o endereço http://www.aids.gov.br. Além de informações sobre o número de pessoas no mundo que vive com o vírus da AIDS, você pode ainda ler publicações educativas sobre o assunto. Neste link, é possível encontrar todo tipo de material, desde cartilhas até reportagens publicadas na mídia brasileira. Outra possibilidade é reproduzir na totalidade o conteúdo dos manuais e folders (desde que citada a fonte).