Os cuidados com a alimenta??o do rec?m-nascido

Saiba porque amamentar o beb?, al?m de saud?vel, ? bem mais pr?tico


Rep?ter: Emilene Campos
18/01/2000

"O rec?m-nascido n?o deve receber nenhum outro alimento a n?o ser o leite materno?. A informa??o ? da pediatra Eliana Martins de Souza, fundadora e coordenadora do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, Av. dos Andradas,497, 2? andar . Nem mesmo ch? e ?gua devem ser ingeridos pelo beb? nos primeiros meses de vida. "O leite j? cont?m todos os nutrientes necess?rios para a crian?a se desenvolver", opina. O rec?m-nascido deve mamar o leite de sua m?e, mesmo quando ela est? desnutrida. Mas, quando isso n?o ? poss?vel, a alternativa ? recorrer aos chamados leites "maternizados" (NAN1, NAN2) ou aos servi?os como o do Banco de Leite Humano.

No primeiro caso, a principal recomenda??o ? o cuidado com os utens?lios que ser?o usados para preparar a mamadeira. As instru?es de preparo devem ser seguidos rigorosamente. ? preciso prestar aten??o nas medidas e na ?gua que, al?m de filtrada, deve ser fervida. Al?m disso, recomenda-se que o p? seja misturado dentro da mamadeira para o leite n?o perder seu valor nutritivo.

S? quando n?o h? outra alternativa, a m?e deve recorrer ao leite da vaca, j? que "o alimento n?o apresenta fatores de defesa, al?m de ser de dif?cil digest?o", esclarece. Por isso, ? importante estar atento a estes detalhes:

  • Durante os primeiros 30 dias, a crian?a deve receber leite de vaca dilu?do ao meio, ou seja, numa mamadeira de 100ml, metade ? de leite e o restante de ?gua. Nesta receita ainda devem ser inclu?das uma colher de a?car e uma colher de farinha (amido de milho, aveia).

  • Do primeiro ao quinto m?s, a mesma mamadeira deve ser dada s? que com a seguinte composi??o: 2/3 de leite para 1/3 de ?gua.

  • a partir do quinto m?s, n?o h? mais necessidade de diluir o leite.
Estes cuidados de nada v?o adiantar se voc? fizer um estoque de mamadeiras para o dia inteiro. "O ideal ? prepar?-la no momento que a crian?a vai consumir. Caso contr?rio, o conte?do pode azedar e o beb? ter diarr?ia e v?mitos", ensina Eliana.

Leia mais

Leite materno: sa?de e praticidade

Quantas vezes por dia o beb? deve mamar?

Como se beneficiar do Banco de Leite Humano

Sexto m?s: card?pio incrementado