Ansiedade bem administrada

Colabora??o:
Quintal de Artes e Terapia
12/06/2000

Imagine que seu carro come?a a esquentar e a ferver a ?gua, a ponto de superaquecer a mangueira e rach?-la. ? claro que voc? vai trocar a mangueira e colocar mais ?gua, para sair de onde est?. At? esse momento, tanto voc? quanto seu carro est?o "reagindo". A diferen?a entre voc?s dois ? que seu carro continuar? sempre reagindo e voc?... Ah!!!, voc?, pode parar de reagir e AGIR.

Como? Indo um pouco mais atr?s, olhando de outro ponto de vista, para descobrir porque o carro se aquece demais. Se voc? for um mec?nico, pode at? descobrir que, no caso do seu autom?vel, basta apertar os parafusos do motor para que ele pare de superaquecer. Voc? foi inteligente, coisa que seu carro n?o ?, ou, pelo menos, n?o o ? tanto quanto voc?. Voc? descobriu o processo, como o carro se esquenta e pode mudar isso, ao inv?s de apenas aplicar isso. Voc? toma o comando e escolhe o resultado.

Da mesma forma, pode agir com seus estados de ansiedade (ou estresse, depress?o, medo, pregui?a, insucesso, m? comunica??o, desmotiva??o etc.,). Voc? n?o ir? s? tomar um ansiol?tico (tranquilizante). Talvez n?o precise nem tomar um. Voc? ir? para tr?s.


Mudando a cena

Imagine que ? um diretor de cinema, vendo um filme de voc? mesmo passando na tela. Pare o filme e volte-o para tr?s, at? o ponto onde o problema que deseja solucionar come?ou. Veja o que voc? est? fazendo neste momento e, como diretor, fa?a algumas altera?es na cena (ou mesmo nos sons, nas cores, luzes, cheiros, frases e sensa?es). Quando gostar da nova cena, ou seja, da nova resposta ? quest?o, levante da cadeira de diretor, caminhe em dire??o ? tela, entre no filme e sinta os novos resultados, usufruindo deles!!!