Pele ressecada

Fugindo da a??o do frio

28/07/99

No inverno, a pele tende a ficar mais ressecada e com um aspecto pouco cuidado. A a??o do frio somada ao fato de as pessoas ingerirem menos ?gua s?o apenas dois dos principais motivos. Al?m disso, muitas vezes, n?o s?o tomados alguns cuidados essenciais para se ter uma derme saud?vel. As secas e claras s?o as mais afetadas, assim como as regi?es do rosto e as pernas. Mas ? bom lembrar que qualquer parte do corpo pode ser atingida pela esta??o mais rigorosa do ano. As m?os s?o bom exemplo.

Durante o inverno, os melhores produtos para a pele s?o feitos a base de aveia e ur?ia. Nas farm?cias de manipula??o, eles podem ser encontrados sem receita m?dica. Quem optar por usar a de ur?ia deve obter solu?es 5%, j? que a de 10% ? muito forte e s? ? indicada por um especialista. Os produtos com vaselina ou ?leo s?o boas alternativas para quem quer economizar.

O dermatologista Alexandre Serdeira recomenda que as pessoas procurem um m?dico antes que apare?am dermatites, escoria?es e irrita?es na pele. Ele lembra que, sempre que o problema ? diagnosticado no in?cio, ? bem mais f?cil de ser sanado. Al?m disso, o per?odo de sol mais ameno pode propiciar um tratamento mais eficiente, j? que o especialista pode aplicar produtos mais potentes.

Dicas para fugir da a??o do frio:

Banho: N?o demore muito no chuveiro. O ideal ? usar sabonete neutro, de glicerina ou de aveia. Sabonetes hidratantes ? base de erva-doce s?o ?tima sa?da. E n?o se esque?a: embora seja dif?cil, tente tomar banho r?pido e n?o muito quente.

Pele: diferencie as peles do rosto e do corpo. Elas merecem cuidados distintos. Os diversos tipos de derme tamb?m devem ser observados. As secas devem receber filtro solar durante o dia e hidratante ? noite. J? nas oleosas, usa-se filtro solar do tipo oil free (sem ?leo) e hidratante ? noite. Sabonetes elaborados com enxofre que ajudam a retirar bastante a oleosidade da pele tamb?m devem ser utilizados.

L?bios. Hidrate-os sempre. Se voc? n?o usa batom, passe um hidratante ou filtro solar. J? existe, no mercado, filtro incolor ou colorido. A manteiga de cacau tamb?m ? uma boa sa?da, por ser mais barata e mais pr?tica.

Corpo: mantenha o hidratante e tome bastante l?quido. Use roupas que combatam o frio, mas que sejam leves.

Colabora??o: Jacqueline Glauber
Estudante do 6? Per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF