Tenha um belo sorriso com dentes bem cuidados

20/12/99

Visitar o dentista sempre que poss?vel, escovar bem os dentes e ter consci?ncia de que um belo sorriso n?o depende s? do dentista ? o alerta para quem deseja ter os dentes bonitos e saud?veis. "N?o adianta ter uma boca perfeita se ela n?o est? bem para sorrir", afirma o dentista D?nis Gerbassi de Oliveira.

O estudante Luiz Augusto Ferreira, garante que o que mais lhe chama a aten??o em uma mulher s?o os dentes bem cuidados. "Depois eu observo a garota como um todo. Mas um sorriso bonito ? o que mais me encanta", diz ele.


Leia tamb?m:


Para ter dentes saud?veis e bem cuidados ? preciso um pouco de sacrif?cio. Uma higiene bucal bem feita e a utiliza??o de t?cnicas para prevenir doen?as como c?rie, gengivite e periodontite podem resultar em um belo sorriso.

Segundo D?nis Gerbassi, a preven??o de problemas odontol?gicos deve ser a preocupa??o de crian?as, adolescentes e adultos. Ele diz que o essencial ? escovar os dentes sempre que ingerir algum tipo de alimento.

Al?m disso, ? preciso realizar uma boa escova??o e ter uma dieta saud?vel para alcan?ar um resultado satisfat?rio. "O uso do fio dental e a aplica??o do fl?or tamb?m n?o podem ser esquecidos para se prevenir contra as doen?as", explica o dentista.

O que muita gente n?o sabe ? que, para ter os dentes brancos, o uso de bicarbonato de s?dio n?o ? aconselh?vel. D?nis diz que, na escova??o, ? normal a remo??o de part?culas de esmalte e a utiliza??o do bicarbonato ocasiona o desgaste dos dentes. "O esmalte ? como a pele, que possui v?rias camadas. ? medida que vai se escovando com o bicarbonato, o esmalte vai descamando os dentes e isso torna mais f?cil o aparecimento da c?rie".

Colabora??o: Ludmila Gusman
estudante do 6? per?odo
do curso de Comunica??o Social
da UFJF.