Sua sa?de e seu c?rebro

Criando um "spa de bolso" contra o stress e pela qualidade de vida

Colabora??o:
Quintal de Artes e Terapia
21/06/2000

O "stress" tem sido o grande vil?o dos ?ltimos anos. Anos de ansiedade, inseguran?as, correrias, press?es, viol?ncia. Anos de m? qualidade de vida. E, ?bvio, o stress vem acompanhado de depress?o desmotiva??o, perda de mem?ria, insucessos, colapso emocional e.........BUM!!!!!!!!! Vista sob determinados ?ngulos, a situa??o de "stress" assemelha-se a um beco sem sa?da, um corredor da morte, ? falta de op?es. Na realidade, isso ? verdadeiro e s? ocorre porque nosso c?rebro perdeu a capacidade de encontrar solu?es. Perdemos as refer?ncias biopsicosociais e ficamos a "malhar em ferro frio", literalmente.

O que muitos ainda n?o sabem ? que podemos reverter facilmente, sim, facilmente, esse quadro. Quando dizemos facilmente, estamos dizendo no sentido exato da palavra, porque os recursos utilizados para conseguirmos administrar o "stress" s?o simples e r?pidos, tirados do cotidiano. Trabalhando a mente, o corpo e as rela?es com o mundo, voc? pode ampliar a capacidade de funcionamento cerebral, produzindo, cada vez mais, r?pidos e melhores resultados. Recursos para administrar o stress:
Trabalhando a mente, o corpo e as rela?es com o mundo atrav?s da:
  • Alimenta??o,
  • Respira??o,
  • Atividades corporais,
  • Integra??o dos hemisf?rios cerebrais,
  • Medita??o,
  • M?sica,
  • Dan?a,
  • Visualiza??o e t?cnicas de Programa??o Neuroling??stica
  • Gin?stica cerebral
As t?cnicas s?o de aprendizagem simples e de utiliza??o imediata, em in?meras situa?es do dia a dia. Podem ser usadas a qualquer momento e em qualquer lugar, exigindo um m?nimo de tempo para execu??o. N?o requerem hora e lugar espec?ficos; podem ser emergenciais ou preventivas. Constituem um "Spa de bolso". Como pequenas e infal?veis m?gicas.

Visualizando situa?es positivas

O primeiro exerc?cio para fazer ? o da Visualiza??o, t?cnica usada por atletas como o tenista brasileiro Gustavo Kuerten, Pel? e Zico, antes e durante as partidas que disputam e disputaram, e que foram determinantes de suas vit?rias. Para isso, basta criar mentalmente uma imagem bem n?tida, com todos os detalhes, de voc? conseguindo o que deseja (seja bem material ou n?o).

? um estado de esp?rito, uma situa??o positiva. Concentre-se nesta imagem por alguns minutos. Esteja dentro dela e sinta como se ela j? estivesse acontecendo. Sinta a emo??o do momento e termine o exerc?cio dizendo uma afirma??o positiva para voc? mesmo. Fa?a esse exerc?cio diariamente e perceber? rapidamente os resultados.

Boa sorte!