Saiba escolher e montar uma mesa de estudos prática e funcional em casa

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 2/02/2018

Atualmente, as antigas e tradicionais escrivaninhas, que eram constituídas de várias repartições internas, evoluíram-se de acordo com as necessidades de seus usuários e as dimensões dos espaços residenciais, tornando-se muito mais adaptável aos ambientes de estudos e home office. Estes móveis, utilizados para o trabalho acadêmico ou corporativo informal ganham novas versões e são projetados com um design retilíneo e contemporâneo, visando a logística dimensional dos novos ambientes da arquitetura moderna. As mesas ou bancadas para executar as tarefas acadêmicas ou escriturárias, precisam agregar o conforto ergonômico, a funcionalidade e a praticidade, proporcionando equilíbrio e harmonia em todos os espaços de vanguarda, independentemente do estilo de decoração existente ou a personalidade dos usuários.

Saiba escolher e montar

As escrivaninhas contemporâneas precisam estabelecer uma estética dominante perfeita dentro dos espaços onde serão expostas, constituindo um ambiente harmônico, observando os revestimentos existentes, a paleta de cores e o mobiliário do projeto principal de interiores. Os adornos complementares, assim como os acessórios de escritório, devem suprir as necessidades individuais, de acordo com as atividades profissionais ou período acadêmico, como também decorar o espaço. Os ambientes atuais, geralmente, estão integrados com outros, apresentando espaços multifuncionais e versáteis, onde os elementos decorativos e o mobiliário precisam seguir as tendências fashion e atemporais (Conceito Sier) como também, atenderem as normas técnicas de ergonomia humana e conforto. Seguem as dicas:

  • Espaço: observe as dimensões do seu ambiente, considerando as áreas de circulação. Verifique a largura, profundidade e o comprimento do móvel desejado.
  • Iluminação: utilize a luz natural. As mesas de estudo devem ficar próximas das janelas ou portas de varandas, em uma posição correta, evitando os raios lumínicos nocivos, lesões oculares e reflexos solares. Posicione à mesa, de modo que você fique de costas para a luminosidade. Caso, o seu ambiente receba luz solar exuberante, claridade excessiva ou outros fatores nocivos, posicione a estação de trabalho de acordo com o seu conforto.
  • Barulhos e ruídos: não é recomendado projetar uma estação de estudos próximo à barulhos de rua ou ruídos sonoros intensos. Evite a distração passiva, focando na sua concentração e rendimento pessoal.
  • Abajures e luminárias: utilizamos uma luminária de mesa com design em aço escovado e micro-lâmpadas em LED. Para à luz de apoio secundária, setorizado o espaço, uma luminária de chão é exposta, confeccionada em madeira de tauari em preto italiano, com a cúpula média e detalhes em cobre.
  • Lâmpadas: todas com a tecnologia em LED. Para os ambientes de estudo e home office, as luzes frias, em branco, sugerem atenção e foco, proporcionando o aumento da visibilidade, deixando o ambiente e usuário em alerta. As lâmpadas em amarelo podem ser utilizadas em luminárias de chão, somente para provocar outra atmosfera, ou para leituras leves.
  • Mesas de estudos: utilizamos a escravinha Páduva, uma versão contemporânea da antiga mesa de trabalho. É confeccionada em madeira de tauari, laminado avelã e base de apoio em madeira maciça. As gavetas apresentam uma profundidade rasa, com acabamento em laca, proporcionando conforto para o usuário sentar-se.

Outros detalhes:

  • Cadeiras giratórias: neste exemplo, o sistema relax, com amortecedores, permite inclinações em vários ângulos. A base inferior, apresenta rodízios em silicone, permitindo pequenas locomoções do usuário. A sua estrutura é totalmente cromada, elegante e sofisticada.
  • Poltrona de apoio: com o design arredondado é tendência decorativa. O revestimento, em veludo azul, apresenta costuras vivas, em cores diferentes. A poltrona funciona como um "canto para relaxamento".
  • Cômoda: apresenta a função para armazenar arquivos, com acabamento em laca resinada. É slim fit, otimizando o espaço.
  • Persianas: a persiana rolô substitui as cortinas. Regula a intensidade lumínica do ambiente, é retrátil, acionada por um sistema manual de roldanas.
  • Adornos: poucos adornos foram utilizados sobre a escrivaninha.
  • Gravuras: uma composição despojada de imagens e frases motivacionais, garantem um ambiente agradável para os estudar.
  • Tapetes: foram utilizados, um redondo, de sobreposição, em camurça azul. O outro, retangular, com fio de 8mm, apresenta um toque macio.
  • Almofadas e papel de parede: os tecidos étnicos, introduzem cores ao espaço. O papel de parede, com detalhes em cinza, proporciona uma atmosfera acolhedora.
  • Cama: neste espaço multifuncional, uma cama de solteiro, com cabeceira em madeira, é utilizada para hóspedes.

Em nosso cenário, um notebook de última geração, é utilizado, para ilustrar às nossas sugestões. Caso, você utilize, um computador tradicional, deverá pensar, em uma estação de trabalho com dimensões maiores. À impressora multifuncional, em ambos os casos, poderá ser exposta, em módulos, sob à escrivaninha, em uma altura ergonômica para o usuário, evitando lesões ocasionadas por esforços repetitivos ou distorções musculares.

As fotos da coluna Casa Arrumada registram.

ACESSA.com - Saiba escolher e montar uma mesa de estudos pr?tica e funcional em casa