• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Esculturas As esculturas são objetos que servem para qualquer ambiente e não são somente para decoração. Algumas delas também possuem outras funções

    Priscila Magalhães
    Repórter
    02/01/08

    Olhando para elas, tem-se a impressão que querem dizer alguma coisa ou que se movimentam realmente, pois passam um ar de realidade. As esculturas são um enfeite muito procurado para colocar em casa, no escritório e em ambientes externos.

    Os materiais são os mais variados, o que possibilita colocar a imaginação para funcionar e produzir peças que retratem a cultura dos lugares e seus povos. A maioria delas expressa o corpo humano em diferentes momentos e movimentos.

    Elas parecem dançar um tango, jogar futebol, fazer ginástica, cuidar de uma criança, fazer uma pose, caminhar e até sorrir. São casais, atletas, crianças, baianas e um corpo humano não muito bem definido, mas expressivo.

    Mas se engana quem pensa que todas as esculturas servem apenas para enfeite. "Temos, no mercado, algumas peças que também servem para guardar outros objetos e que são muito úteis. Temos manequins que servem como porta-bijuterias e outros que são usados como perfumeiros, de diferentes tamanhos", diz o proprietário de uma loja de decoração no centro de Juiz de Fora, Ronald Santhiago.

    Muitas pessoas se preocupam em combinar os objetos de um ambiente. Mas com as esculturas isso não é necessário, garante Ronald. "Elas não precisam combinar com o mobiliário ou com a colcha da cama, por exemplo. Elas são um diferencial no ambiente e podem ser usadas em qualquer local, independente do tamanho da peça".

    Foto de escultura Foto de escultura Foto de escultura

    Elas são muito usadas para decorar a mesa de jantar, de centro, o criado do quarto, as estantes. "Tudo depende do decorador. Cada um tem a sua criação e seu gosto. Elas são colocadas ao lado de outras com tamanhos diferentes e formando um conjunto", garante Ronald.

    Foto de escultura Foto de escultura Foto de escultura

    Os materiais usados nas esculturas são os mais diversos e caem bem em qualquer ambiente. "As peças são de cimento-cola, bronze, resina, pó de mármore, metal, ferro, arame, rathan sintético, pedras, cerâmica e murano, aquele cristal feito a sopro", diz Ronald. E ele diz que a maioria delas combina alguns destes materiais em uma única peça.

    Foto de escultura Foto de escultura Foto de escultura

    Assim como os tamanho e os materiais, os preços também variam. As peças são encontradas com preços entre R$ 40 e R$ 300*. "Algumas pessoas optam por esculturas com assinatura, o que tem um preço um pouco mais alto. Mas eu também tenho aquelas linhas mais acessíveis e que cabem em qualquer decoração, atendendo a qualquer público. Tenho também as mais caras e, de novo, tudo depende de quem está comprando".

    Foto de escultura Foto de escultura Foto de escultura

    Entre as novidades estão as esculturas que representam as danças, mostrando os casais em passos de dança, os jogadores, as baianas e aquelas que imitam as cabaças, porém mais resistentes. "As pessoas têm se interessado muito pelos dançarinos. Eu estou percebendo também que as esculturas em forma de máscara estão voltando a fazer parte da decoração. Elas são encontradas em bases de madeira e em diferentes tamanhos", completa Ronald.

    *Os preços foram fornecidos em janeiro de 2008 em uma loja de Juiz de Fora

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.