• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Purificadores de água estão substituindo os filtros Tecnologia está proporcionando qualidade e conforto, mas é
    preciso estar atento a alguns detalhes e tomar cuidados

    Priscila Magalhães
    Repórter
    14/10/2008

    Os fabricantes de purificadores de água estão investindo e conquistando adeptos preocupados com a saúde. Estes estão trocando os tradicionais filtros de barro pelos modernos purificadores, que também oferecem conforto.

    O objetivo principal dos aparelhos é a qualidade da água. "É uma água mais saudável, livre de impurezas físicas e de resíduos de metais pesados usados no tratamento. É uma água leve, sem gosto e sem cheiro", garante a gerente de uma loja que comercializa os aparelhos, Rita Mariano.

    Os aparelhos utilizam as câmaras (foto abaixo) no processo de filtragem. Elas são fabricadas com quartzo, dolomita, carvão e prata coloidal, com grãos em três tamanhos diferentes. Rita explica que isso é importante para filtrar impurezas de qualquer tamanho, inclusive bactérias. Este tipo é ideal para pessoas que moram em regiões onde não há tratamento adequado da água. "Além disso, ele elimina as bactérias que sobram após o tratamento da água", completa ela.

    Foto de purificador de água Alguns purificadores oferecem água em temperaturas diferentes: natural, gelada e temperada. Uma facilidade, principalmente para empresas. Entretanto, ela alerta que o reservatório para água gelada não varia de um equipamento para o outro.

    Rita diz que alguns aparelhos atendem melhor em cada situação. Outros podem ser colocados tanto em residências quanto em escritórios. Os menores, de apenas uma câmara, são ideais para quem mora sozinho e passa grande parte do dia fora de casa. Os mais robustos atendem melhor os locais onde há maior circulação de pessoas.

    Outra facilidade que alguns modelos oferecem é o contador de água. A cada 500 litros ele zera. "É importante para que as pessoas fiquem atentas à época em que deve acontecer a limpeza e a troca das câmaras", ressalta ela.

    Cuidados que aumentam a durabilidade

    Foto de purificador de água As câmaras duram, em média, dois anos. Após esse período é importante que elas sejam trocadas para que o aparelho continue garantindo a qualidade da água. Entretanto, Rita alerta que a troca das câmaras pode acontecer antes desse prazo, quando as condições de cada residência ou empresa exigirem. "É importante levar em consideração o número de pessoas que vão usar, a qualidade da água fornecida e a periodicidade com que se faz a limpeza".

    Para limpar, alguns modelos exigem a retrolavagem. É um processo no qual a água faz o caminho contrário ao comum, quando é usada para beber. Com a limpeza, a água sai pela parte de baixo do aparelho e retira as impurezas deixadas nas câmaras durante a filtragem.

    Outro ponto importante é evitar que impurezas entrem nos purificadores durante a limpeza das caixas d'água. "Na hora da manutenção nas caixas, deve-se retirar a mangueira que fica conectada ao purificador. Assim, as impurezas não entram nos purificadores".

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.