Preparação de alimentos necessita de cuidados higiênicos especiais

Primeiro procedimento que deve ser feito é a lavagem das mãos. Nutricionista alerta que objetos em madeiras não devem ser usados na cozinha

Jorge Júnior
Repórter
22/5/2012
cozinha

O processo de preparo das refeições na cozinha necessita de cuidados especiais em relação à higiene, afinal, trata-se do alimento que vai ser consumido. Essas medidas, além de simples, não podem ser esquecidas. De acordo com a nutricionista e mestranda em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Wanessa Aquino, a primeira coisa a ser feita é lavar bem as mãos, com uma pequena quantidade de detergente neutro.

"Todo manipulador de alimentos deve executar as tarefas sem anel, cordão e brincos. Além disso, as unhas devem estar cortadas", diz. Outra recomendação da nutricionista é para as vestimentas. "É fundamental usar jaleco, touca e avental. No caso de restaurantes, geralmente os profissionais usam uniformes."

Segundo Wanessa, os utensílios de cozinha são possíveis focos de proliferação de fungos e bactérias. Objetos em madeira, como colheres e tábuas de carne, devem ser substituídos por plástico. Os talheres não devem ser usados em vários alimentos, para que o agente da contaminação não seja transferido para um lugar que até então estava limpo. "Se a pessoa usa o garfo em um alimento cru e depois utiliza o mesmo objeto para um prato pronto, pode acabar contaminando algo saudável, gerando uma contaminação cruzada", explica. Outra observação da mestranda é para com os utensílios de plásticos. "Eles devem ser trocados sempre que tiverem arranhados ou com algum furo", aconselha. Lixeiras em cima da pia e plantas no ambiente também não devem ser utilizados.

Esponja

A esponja, segundo orientações, deve ser trocada de 15 em 15 dias. "O ideal é deixá-las em um reservatório onde a água e os resíduos caiam." Caso isso não seja feito, a bucha pode levar os resíduos para outros alimentos, aumentando o número de bactérias.

cozinha cozinha

Panos de prato

Sobre os panos de pratos, Wanessa diz que eles não devem ter várias utilidades na cozinha. "Eles não podem servir para limpar pia e nem enxugar as mãos ao mesmo tempo. Deve-se usar um para cada função, como limpar a geladeira ou fogão, por exemplo." No caso de restaurantes, a especialista afirma que o mais indicado é usar o pano descartável.

Eletrodomésticos

Para os eletrodomésticos, o indicado é mantê-los sempre limpos e sem restos de alimentos. A máquina de lavar louças também deve ser limpa com frequência. "As louças não podem ficar por muito tempo no aparelho. A dica é limpar toda semana, ou após o uso do aparelho, para que os alimentos não fiquem muito tempo no local." A cada três meses deve ser feita uma limpeza mais profunda na geladeira, retirando as prateleiras e gavetas.

Como limpar

Para a limpeza dos utensílios, a nutricionista afirma que, no caso dos talheres, eles podem ser lavados com detergente neutro. "De tempo em tempo, pode-se deixá-los de molho na água sanitária." O uso de detergente neutro é para que o cheiro não fixe nos alimentos. No caso dos eletrodomésticos, o pano com água é o aconselhável em casos mais simples. Para remover resíduos mais pesados, a água sanitária.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Prepara??o de alimentos necessita de cuidados especiais