• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Fogo para dar espaço a um novo ciclo Além de levar luz às sombras, o fogo queima a energia negativa e abre espaço para o começo de um novo ciclo de vida

    Marinella Souza
    *Colaboração
    25/02/2008

    Entre os cinco elementos da natureza, o fogo é aquele que representa, ao mesmo tempo, o ápice e o recomeço. Ele se relaciona à fama original, ou seja, à expressão máxima dos potenciais individuais.

    Segundo o arquiteto, Fabiano Teixeira, a noção que temos de fama é equivocada. "Para nós, fama significa a aprovação das pessoas, ser querido pelos outros, mas essa não é a verdade. Para o feng shui, ter fama é conseguir destacar todos os nossos potenciais. Essa, sim, é a fama natural", explica.

    Dentro disso, o fogo é seu representante visto que, qualquer objeto diante de uma chama é contornado por sua luz. "Assim como quando sonhamos, conseguimos driblar os obstáculos para alcançar nossos sonhos".

    Entendendo o baguá como uma mandala, o elemento fogo fica no extremo dele (clique para ver a imagem). A partir dali, a tendência é o retorno à origem para um dia retornar ao topo.

    O fogo é um elemento de verticalização, de espiritualização, ou seja, de busca de valores mais elevados. "Quando você está diante de uma chama, ela atrai o seu olhar e você fica horas ali, pensando na vida. Esse é o poder do fogo", diz.

    Recomeçando

    Além de mandar luz às regiões sombrias, o fogo tem o poder de queimar o que é negativo,abrindo espaço para um novo ciclo. "É como quando você chega ao topo de uma montanha. O próximo passo que você dará, invariavelmente lhe mandará para baixo e isso nem sempre é ruim. Você faz uma limpeza para continuar".

    Foto de fogueira Foto de chama

    Segundo o especialista, todo recomeço pressupõe uma certa forma de destruição. "Para melhorar qualquer aspecto da vida é preciso tirar o que é velho, ruim. Só queimando essas coisas, desatando os nós, o indivíduo terá espaço em sua vida para começar um novo ciclo".

    Estar em contato com o fogo, bem como com qualquer outro elemento da natureza, é, segundo Fabiano, uma maneira de retornar à origem da vida. Daí a importância de se equilibrar os cinco elementos na decoração de um ambiente.

    As formas do fogo na decoração

    Fabiano ensina, que, para saber exatamente qual cômodo da casa precisa da presença do elemento fogo, é preciso a visita de algum especialista, mas adianta que, algumas formas podem estar presentes na decoração sem causar prejuízo.

    O fogo está relacionado à cor vermelha e às formas triangulares (que se assemelham à chama), assim, objetos nessa cor, ou com formatos pontiagudos podem ser usados para ajudar a potencializar as capacidades humanas.

    "A presença de velas, lareiras no lugar adequado é muito importante. Mas formas pontiagudas, ou os castiçais, por exemplo, são uma alternativa para ter a energia do elemento", orienta.

    Foto de 
chama Foto de 
chama Foto de 
chama
    Foto de 
chama Foto de 
chama Foto de 
chama

    Fabiano explica que, no feng shui, quando se fala de um determinado elemento, fala-se da energia relacionada à ele. Então, se a pessoa, por algum motivo não quiser usar o fogo na decoração de sua casa, pode usar objetos que remetam a ele.

    As cores vermelhas e laranjas estão diretamente relacionadas ao fogo, mas quando não dá para utilizá-las na decoração, a madeira é uma saída porque ela alimenta o fogo. Só um detalhe. Ao mexer com fogo - nunca é demais falar -, tome cuidado para não causar acidentes.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.