Pontos das regiões Sul e do Centro  de Juiz de Fora foram destacados com a maior concentração de chuvas na tarde desta quinta-feira (1º). Moradores do Bairro Santa Luzia compartilham imagens das ruas tomadas pelas águas do Córrego Santa Luzia que transbordou e entrou em residências e comércios na localidade. Veículos não conseguiam passar por ruas e avenidas como a Ibitiguaia, por conta da altura que as águas atingiram. Em outros pontos, carros ficaram submersos.

 

De acordo com a Defesa Civil, até o momento, o maior volume de precipitação foi registrado no Santa Luzia: 54mm. Além do transbordamento do Córrego Santa Luzia, a Defesa Civil recebeu uma ocorrência de enxurrada no Bairro Olavo Costa, na Zona Sudeste, um alagamento no Bairro Teixeiras, Zona Sul, dois deslizamentos de terra no Santa Luzia, na mesma região e um desabamento de muro no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Zona Sudeste, até as 18h30. Após esse horário, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) deram apoio aos moradores no Santa Luzia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma queda de árvore na Rua Monsenhor Francisco de Paula Salgado, próximo ao número 75, no Bairro São Judas Tadeu, na Zona Norte, nesse caso, não foram registrados feridos.


A Defesa Civil reforça que há previsão de chuva intensa até sexta.-feira (2) e orienta a população a fazer contato em caso de emergência, pelo número 199.

No fim da tarde o diretor-presidente da Cesama, Júlio Teixeira, explicou que a obra de implantação do coletor tronco de esgoto, que vai evitar que o esgoto seja lançado no córrego do bairro, obra executada pela Companhia, está atrasada. A data inicial de entrega seria o último dia 24, no entanto, Júlio ressaltou que em função das chuvas, houve atraso.

"As obras foram desenvolvidas dentro do cronograma. Após o atraso, estava previsto que a data de entrega seria o próximo sábado (3), mas, Infelizmente, a cada dia que chove, atrasa a obra em dois dias. No entanto, 70% do trecho já está asfaltado e os  30% que faltam estão prontos para receber o asfalto", enfatizou o diretor-presidente.

 


Em outro comunicado feito pelo secretário de Obras, Licoln dos Santos, comentou a respeito de áreas que foram afetadas, como o Alto dos Passos e São Mateus, como a Rua Rua Severino Meirelles e Rua Morais e Castro. Ele destacou que a falta de investimento na drenagem do município em gestões anteriores, a ocupação desordenada e excesso de impermeabilização do solo, vem causando esse tipo de problema. "A exemplo do que estamos projetando para executar no Bairro Industrial, no Mariano Procópio e em Santa Luzia, já vamos iniciar estudos para investimento na região do Alto dos Passos e Bom Pastor que é a maior bacia que contribui para esse tipo de inundação no local".

 

Conforme o professor de Geografia, idealizador da página Tempo e Clima JF  a estação pluviométrica do Bairro Bandeirantes, na Zona Nordeste, o acumulado do dia chega a 24mm de chuva, enquanto em outros pontos da cidade, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indica que os volumes ultrapassaram os 50mm em alguns pontos da cidade.

Tags:
Alagamentos | Chuvas | Córrego | Córregos | Geral | Política | São Paulo | São paulo córrego capital | Temporal | Transbordamento

Reprodução Internet - Carros ficaram submersos na Avenida Ibitiguaia

COMENTÁRIOS: