Saiba qual a diferença de abastecer com gasolina ou etanol

Nome do Colunista Diego Cardoso 18/09/2018

Em tempos de crise e oscilação do valor do petróleo está cada vez mais difícil encher o tanque e rodar despreocupado com o consumo da gasolina, não é mesmo?

Você sabe a diferença real entre a gasolina e o etanol?

A gasolina vem de origem fóssil, é uma energia não renovável de custo de extração elevado e com maior índice de poluição ao meio ambiente.

Etanol é de origem vegetal e uma energia renovável, pois é produzido pelo homem através da fermentação dos açucares da cana de açúcar, milho, beterraba e outros.

Qual é mais vantajoso?

O etanol tem um desempenho de 70% em relação ao desempenho da gasolina. Então, por exemplo, se um carro faz 10 km com um litro de gasolina, provavelmente ele fará 7 km com um litro de etanol. Para fazer a conta, basta dividir o valor do preço do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina. Se esse valor for igual ou superior a 70% não compensa fazer uso do etanol, lembrando que o tipo de carro que você tem deve ser levado em conta, carros maiores e mais potentes, o consumo do álcool acaba sendo bem elevado. Falo isso de experiência própria.

A troca de marcha no tempo certo é crucial para reduzir o consumo de combustível.

Marcha certa por km/h
1 marcha até 20 km/h
2 marcha até 40 km/h
3 marcha até  60 km/h
4 marcha até 80 km/h
5 marcha de 80 km/h

Outro ponto importante que ajuda o carro a consumir menos é estar em dia com o filtro de ar, filtro de combustível, velas de ignição e cabos ou bobinas.

Assim, para quem fica muito tempo parado no trânsito, ajuda a reduzir o consumo. 

Como fazer depois que trocou de combustível?

Com essa variação constante de valores, vale ficar ligado na hora que for trocar o combustível do seu carro, nunca faça quando estiver indo para casa e a distância for curta, pode acontecer de o sistema não conseguir ler totalmente o combustível que você colocou e o carro demorar a ligar no dia seguinte ou, até mesmo, não ligar. O ideal é rodar ao menos uns 10 km para que o sistema faça o reconhecimento do combustível que está sendo usado.

Caso esteja usando etanol e seu carro tenha o sistema de partida à frio, não esqueça de colocar a gasolina no reservatório, para facilitar na partida.

Qualquer dúvida, manda um email pra gente que te ajudamos.


ACESSA.com - Saiba qual a diferen?a de abastecer com gasolina ou etanol