Juliano Nery Juliano Nery 9/9/2011

Quarta não é legal

Foto de desfileSempre defendi que a quarta-feira não é o melhor dia da semana. Não sem protestos. A maioria das pessoas com quem convivo e converso por aí, manifestam-se contrariamente às segundas-feiras, alegando que é o primeiro dia útil dos muitos que ainda virão até chegar o final da semana. Defendo minha opinião, no entanto, argumentando que tenho um fôlego maior na segunda, que vai se esvaindo na terça e que já inexiste na quarta de manhã. Se eu conseguir romper a fronteira do expediente do quarto dia da semana, a quinta e a sexta seguem no embalo, já com a brisa do fim de semana... Ufa! E não é que olhando o calendário nesta semana, deparei-me com a triste constatação de que boa parte dos feriados cai na quarta-feira... É, triste, sim!

Embora eu não goste de trabalhar na quarta-feira, pior ainda é saber que a quarta-feira é o dia do feriado de Independência, de Nossa Senhora Aparecida e de Finados, três dos principais feriados do segundo semestre. Na quarta-feira é impossível emendar. Se os feriados fossem na segunda e na sexta, não iria nem precisar pedir liberação para a chefia ou caçar aquele banco de horas, solicitando folga. Os três dias de descanso já estariam na pauta do dia. Na terça ou na quinta, caberia negociação, com as tais horas extras ou com futuras horas extras que, quiçá um dia, seriam realizadas. Tudo em prol de quatro dias de descanso e lazer. Mas e quando cai na quarta? Qual é o patrão que libera para essa quantidade de dias? — Falta argumentação para uma pausa que mais parece uma miniférias...

O dia quebrado não faz sentido para ninguém. Para o comércio representa um desaquecimento, já que a semana não engrena. Já para o trabalhador, um dia de descanso que não dá nem pra viajar para a praia. E isso é importante, já que somos mineiros, correto?! — Dá no máximo para queimar uma carne, tomar uma cerveja com os amigos, pegar um cinema durante a tarde... Xiiiii! Acabo de me lembrar que o cinema cobra o valor do final de semana, quando se trata de feriado... E as mobilizações grevistas? Como é que mobiliza greve numa quarta-feira sem ninguém na rua? Até nisso, a quarta-feira enfraquece a luta!

E o que me deixa alarmado é que mesmo com um feriado tão curto, a estrada ainda apresente acidentes, inclusive, com vítimas fatais na BR-040 e na BR-267. Um dia de folga que prima pelo descanso, tranquilidade e até da falta de opção quanto ao que se fazer, deveria, também, ter primado pelo índice zero no que tange ao número de acidentes. Quarta-feira não é um bom dia, mas não é para tanto...

Olhando mais cuidadosamente para o calendário, acabei por me deter em dezembro. O Natal e o Réveillon vão cair no domingo. Pensando melhor, a quarta-feira não é de todo mal. Um feriadinho, então, não vai fazer nada mal. Quem sabe, você consegue argumentar bem e não tira os quase impossíveis dois dias de folga? E ainda tem um futebol na TV e dá para acordar mais tarde. Já feriado no domingo é redundância, ninguém merece.

Juliano Nery é bom de argumentação e garantiu uma folga prolongada no feriado de 7 de setembro.

Mais artigos

Juliano Nery é jornalista, professor universitário e escritor. Graduado em Comunicação Social e mestre na linha de pesquisa Sujeitos Sociais, é orgulhoso por ser pai do Gabriel e costuma colocar amor em tudo o que faz.