Em clima de vota??o Projeto sobre elei?es movimenta alunos de Escola Estadual. Aluno desenvolve projeto que simula urna eletr?nica

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
22/09/2006

Clique ao lado e veja mais fotos da urna eletr?nica criada pelos alunos da Escola Estadual Ant?nio Carlos, localizada no bairro Mariano Proc?pio, em Juiz de Fora

Leia!

Muitos ainda n?o tem nem idade para exercer o sagrado ritual democr?tico de eleger os representantes do pa?s. Mas, se por um lado ter?o que deixar para as pr?ximas elei?es o ato de votar, por outro, eles j? sabem muito bem que quando tiverem em suas m?os o poder de mudar o destino do pa?s o far?o conscientes de seus deveres e da grande responsabilidade em colocar o pa?s no melhor rumo para o seu pleno desenvolvimento.

urna feita pelos alunos da Escola Estadual Ant?nio Carlos

alunos da Escola Estadual Ant?nio Carlos Alunos da Escola Estadual Ant?nio Carlos, localizada no bairro Mariano Proc?pio, realizaram um projeto sobre as elei?es. Idealizado por professores da 8? s?rie dos cursos de Hist?ria, Geografia, e com a contribui??o de outras disciplinas, os alunos fizeram um resgate hist?rico das elei?es. A pesquisa de inten??o de voto para os cargos de presidente e governador foi uma das perguntas que os entrevistados responderam.

Diretora da Escola Estadual Ant?nio Carlos Para a diretora da escola, Maria Clara Martins Lopes Ara?jo (foto ao lado), ? uma oportunidade muito importante para eles conhecerem como funcionam as elei?es e principalmente entenderem os programas de governo. "Os alunos ficam conscientizados sobre o assunto. Conhecem os candidatos, as propostas de governo e acabam passando isso para os pais e familiares. ? como uma rea??o em cadeia", avalia.

Dentre as perguntas do question?rio, est?o al?m dos candidatos preferidos, por quais meios de comunica??o os eleitores acompanham as propagandas eleitorais, como fazem a escolha do candidato, se ? por causa do partido, pela propaganda eleitoral e se as pesquisas constantemente veiculadas pelos diversos meios de comunica??o alteram na escolha final em quem votar.

Thiago Rodrigues da Silva Al?m do trabalho de pesquisa, o aluno Thiago Rodrigues da Silva (foto ao lado), 14 anos, foi o respons?vel por fazer um programa de computador que simula as reais urnas eletr?nicas. Alunos e todos os funcion?rios da Escola votar?o na pr?xima segunda-feira, dia 25 de setembro, nos representantes que acreditam que ser?o o melhor para o Brasil. ?Esse projeto ? muito importante porque prepara a cidadania dos alunos. Faz com que conhecemos as propostas dos governantes e ficamos conscientizados para a melhoria do pa?s?, diz Thiago.

Thiago Rodrigues da Silva A coordenadora, Yone Mara Le?o (foto ao centro), falou sobre a import?ncia do projeto. ?Os alunos fazem uma reflex?o. Eles compreendem como funcionam as elei?es atuais e toda a hist?ria pol?tica desse evento. Eles assimilam valores como o respeito, responsabilidade e honestidade para se prepararem como cidad?os atuantes no futuro".

Os alunos tiveram, ainda, palestra com um ex combatente da 2 ? Guerra Mundial. Assistiram ao filme "Zuzu Angel" e discutiram temas atuais como, sanguessugas, mensal?o e crises na pol?tica, al?m de fatos que marcaram a historia do pa?s, como a ditadura militar.

O programa da urna eletr?nica j? foi pedido por outras escolas, e um document?rio sobre as atividades realizadas pelos alunos tamb?m est?o nos planos. Segunda-feira, os alunos e funcion?rios da escola v?o ? ?urna? que de brincadeira n?o tem nada.

Guilherme Oliveira ? estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora