Juiz de Fora carente de verde Estudo indica falta de planejamento de arboriza??o na cidade. Na regi?o central apenas 6,6% de sua ?rea possui verde

Renato Costa
*Colabora??o
27/10/2006

Clique ao lado para ouvir Renata Geniany, bolsista do projeto "Estudo Biogeogr?fico das ?reas Verdes de Juiz de Fora".


mat?ria em audio


imagens de ?rvores

V?rias regi?es de Juiz de Fora est?o longe de ser exemplo de boa rela??o com a natureza. O projeto "Estudo Biogeogr?fico das ?reas Verdes de Juiz de Fora" mostra como os bairros da regi?o central da cidade est?o carentes de vegeta??o.

O projeto desenvolvido pela professora C?ssia de Castro Martins, do departamento de Geoci?ncias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem como objetivo definir uma proposta de planejamento de arboriza??o para a regi?o urbana da cidade.

Por enquanto, 26 regi?es foram mapeadas, correspondentes ? zona central de Juiz de Fora. "A ?nica regi?o que atendeu o ?ndice de ?rea Verde (IAV) determinado pela Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS) foi a do bairro Mariano Proc?pio, devido ? presen?a do parque do Museu", conta Renata Geniany, bolsista do projeto. O ?ndice m?nimo de ?rea verde estipulado pela Organiza??o Mundial de Sa?de ? de 12 metros quadrados por habitante.

No centro da cidade...
imagens de ?rvores

A regi?o central de Juiz de Fora apresentou um ?ndice de 6,6% de sua ?rea composta por ?rea verde. Renata afirma que a falta de planejamento contribuiu com isso. "A cidade cresceu de forma espont?nea, e a inser??o de vegeta??o n?o foi feita de maneira planejada", explica.

Segundo Renata, uma op??o para reverter esse quadro seria localizar poss?veis ?reas de inser??o de parea verde, al?m de fazer cumprir a lei federal que ordena a cada propriet?rio de loteamento a deixar 35% de sua ?rea livre, para uso p?blico, que poderia ser usados com preenchimento de vegeta??o.

Qualidade de vida
imagens de ?rvores

"A presen?a de ?reas verdes n?o s? beneficiam o ser humano no aspecto ecol?gico como desempenham um papel social e est?tico. Por isso, contribuem para o bem estar f?sico e mental da popula??o", afirma Renata. Ela explica que o grande problema ? que o pr?prio cidad?o n?o cuida dessas ?reas. "O cidad?o, que deveria ser o maior fiscal das ?reas verdes as trata com descaso e indiferen?a".

O parte qualitativa do projeto s? ser? finalizada em 2007, e a proposta ? entreg?-lo ao poder p?blico, como forma de buscar melhorias para o meio ambiente da cidade. Ainda restam 81 regi?es para mapeamento.

Renato Costa ? estudante de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora