Sexta-feira, 27 de abril de 2007, atualizada ?s 18h14

Duas ?nicas cidades da Zona Mata fizeram registros de conjuntivite este ano

Se a conjuntivite ? altamente contagiosa e, normalmente, com grande incid?ncia no inverno, em Juiz de Fora, at? o m?s de abril, n?o houve nenhuma notifica??o realizada pela Secretaria de Sa?de Municipal e pela Ger?ncia Regional de Sa?de (GRS).

Segundo as assessorias dos ?rg?os, isso n?o significa que n?o tenham ocorrido casos na cidade, mas este ? um tipo de doen?a n?o compuls?rio, ou seja, n?o h? obrigatoriedade de registros.

A assessoria de comunica??o da Secretaria de Sa?de Municipal explica que os casos existentes em Juiz de Fora n?o foram registrados por n?o acontecerem em grande freq??ncia, at? agora.

As ?nicas cidades que registraram n?meros desde janeiro deste ano foram Matias Barbosa, com 119 casos e S?o Jo?o Nepomuceno, 246 notifica?es. Estes n?meros s?o considerados normais pela GRS, principalmente, quando acontecem no inverno.

A conjuntivite pode ser causada por rea?es al?rgicas ao p?len, animais ou outros al?rgenos, como polui??o e o cloro de piscinas, por exemplo, al?m de v?rus e bact?rias. Neste ?ltimo caso, ela ? contagiosa. N?o se automedique. A indica??o de qualquer rem?dio s? pode ser feita por um m?dico.