Segunda-feira, 30 de abril de 2007, atualizada ?s 12h58

Idosos t?m at? sexta para serem vacinados contra a gripe

A campanha de vacina??o contra a gripe atingiu at? o s?bado, dia 28 de abril, 41% da popula??o de idosos de Juiz de Fora, segundo a Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA). Os idosos que ainda n?o vacinaram podem procurar as Unidades B?sicas de Sa?de (UBS) at? sexta-feira, 04 de maio, quando se encerra a campanha.

O n?mero de vacina?es, at? o momento ? considerado baixo, j? que Juiz de Fora conta com 54.640 idosos. Segundo a enfermeira Maristela Batista, ? de suma import?ncia que os idosos se vacinem o quanto antes, porque o clima est? mudando, o que possibilita o surgimento da gripe.

"A temperatura j? mudou. O v?rus tem um acometimento universal e como o idosos est?o mais sens?veis imunologicamente, ao adquirir o v?rus eles podem ter uma complica??o maior, como pneumonia, por exemplo", alerta Maristela.

A vacina??o ? indicada para pessoas com 60 anos ou mais, que dever?o levar o cart?o vacinal para receber a dose. Quem n?o tiver o documento, deve levar a carteira de identidade. Todos os idosos devem se vacinar contra a gripe, mesmo que j? tenham tomado a dose ano passado. No ano passado, 39.651 idosos foram imunizados, o que representa um percentual de 74%.

Os idosos que n?o podem se locomover at? o posto de vacina??o podem entrar em contato como o Departamento de Sa?de da Terceira Idade (DSTI) da Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA) pelo telefone 3690-7725.

Para o cadastro, os respons?veis devem fornecer o nome completo, endere?o e telefone da pessoa que ser? vacinada. Uma equipe itinerante da SSSDA ir? at? a resid?ncia dos idosos cadastrados para fazer a vacina??o.