Segunda-feira, 09 de julho de 2007, atualizada ?s 17h38

Policia Civil promete radicalizar movimento grevista


Thiago Werneck
*Colabora??o

O Sindicato de Policiais Civis de Minas Gerais (Sindpol) promete radicalizar o movimento grevista, caso o governo do estado n?o marque uma reuni?o com a categoria at? est? quarta-feira, dia 11 de julho.

Os policiais j? pensam em fazer manifesta?es com queima de caix?o e "panela?os" em Juiz de Fora e outras cidades do estado. Na cidade, a maior mobiliza??o deve ser preparada para o dia 16 de julho, quando o Governador A?cio Neves visita Juiz de Fora para inaugura??o da Expolac - Congresso Nacional de Latic?nios C?ndido Tostes.

Na ?ltima semana, a Assembl?ia Legislativa do estado aprovou a aposentadoria especial para Pol?cia Civil. De acordo com o presidente do Sindpol em Juiz de Fora, Marcelo Armstrong (foto acima) essa ? a primeira vit?ria conquistada pela mobiliza??o da categoria. "Agora aguardamos a negocia??o salarial com o governo e tamb?m medidas que garantam nossa seguran?a. Durante o governo A?cio Neves, j? foram contabilizadas 150 mortes de policiais. Um n?mero absurdo, maior do que o do Rio de Janeiro", destaca.

Os policiais que estiveram amea?ados de n?o receber sal?rio, j? est?o aliviados com a medida da justi?a que lhes garantiu o ponto do m?s. "Nessa segunda (9), o sal?rio j? havia sido liberado para n?s. A justi?a em Belo Horizonte, fez press?o com mandato de pris?o para o policial chefe do Sepla (sistema que disponibiliza pagamentos) e ele teve que liberar o nosso pagamento", conta Armstrong.

Nesta segunda, dia 9 de julho fez 69 dias que a Pol?cia Civil de Minas Gerais est? em greve.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo da UFJF