Ter?a-feira, 24 de julho de 2007, atualizada ?s 15h29

Alerta para falsos bombeiros militares em Juiz de Fora


Guilherme Ar?as
Colabora??o*

O 4? Batalh?o do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora alerta a popula??o para os falsos bombeiros militares que podem estar atuando na cidade. Na ?ltima segunda-feira, 23 de julho, um homem foi flagrado ao se identificar como bombeiro, para ter acesso gratuito aos ?nibus coletivos.

Os bombeiros receberam a den?ncia e durante uma semama investigaram os passos do rapaz de 24 anos. Na ?ltima segunda-feira, 23 de julho, quando descia de um ?nibus em frente ao Largo do Riachuelo, centro da cidade, o rapaz procurou um posto da Pol?cia Militar para se queixar que estava sendo persseguido. Os bombeiros explicaram a situa??o e Wendell acabou levado para a delegacia.

De acordo com o sargento Paulino, o rapaz estava de camisa vermelha e portava um documento antigo do "Projeto Bombeirinho". "A documenta??o que ele apresentava n?o comprova que ele era militar. Os bombeiros t?m um documento pr?prio que credencia os profissionais", alerta.

Na 7? Delegacia Regional de Pol?cia Civil, o rapaz disse que h? cerca de dois meses, em uma conversa com um cobrador de ?nibus, foi orientado a utilizar o benef?cio da gratuidade no transporte coletivo. O rapaz participou do Projeto Bombeirinhos h? cerca de oito anos, e por isso, o cobrador o teria confundido com um bombeiro. O rapaz foi ouvido e, logo em seguida, liberado.

Mais um caso

Segundo o sargento Paulino, o bairro de Nova Cintra, na regi?o metropolitana de Belo Horizonte, registrou um caso parecido, em que um falso bombeiro cobrava pelo servi?o de troca de mangueiras e v?lvulas de g?s. "A pessoa chegava nas casas, se apresentava como bombeiro e cobrava at? R$ 300 pelo servi?o. Mas o pre?o ca?a para R$ 60 e o morador acabava pagando, achando que estava fazendo um bom neg?cio. O Corpo de Bombeiros realmente realiza o servi?o de troca dessas mangueiras e v?lvulas, mas nada ? cobrado por isso", afirma.

Conforme orienta??o dos bombeiros, em caso de suspeita, o morador deve ligar imediatamente para o 193 e confirmar se aquele profissional ? realmente um bombeiro.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF